Animal foi arremessado na rua pela própria dona e protagonizou cena dolorosa ao correr atrás do carro dos tutores assustado

Um ato de crueldade foi registrado no sábado (6), na rua Rubi, no bairro Perequê Açu, em Ubatuba. Um cachorro de porte grande foi abandonado por uma mulher, que o puxou com força do banco de trás do veículo e o jogou na rua, fugindo em seguida.
As imagens do abandono circularam nas redes sociais e causaram revolta entre os internautas; nelas é possível observar o cachorro abandonado correndo atrás do carro dos antigos donos que o abandonaram.
NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte
A ONG de proteção animal da região, a Alma Vira-Lata, se pronunciou sobre o caso, lamentando o ocorrido e destacando a importância de identificar e responsabilizar os autores do crime. Ainda segundo a ONG, casos como esse são comuns na região e é preciso que a população denuncie e se mobilize para combater a crueldade contra os animais.
Felizmente, um dia após o abandono, o cachorro foi resgatado e adotado definitivamente. Apesar da situação lamentável, essa notícia traz um pouco de alívio para aqueles que acompanharam a história do animal e se sensibilizaram com a sua situação.
Veja também:Sem luz, ONG de proteção animal precisa raspar dinheiro da ração para manter abrigo em funcionamento

O abandono de animais é uma realidade preocupante em todo o Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, cerca de 170 mil animais são abandonados todos os anos no país. Desse total, mais de 70% são cães e 20% são gatos.
𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

Em São Paulo, o cenário não é diferente. Dados da Secretaria de Saúde do Estado mostram que só na capital paulista, em 2020, foram registrados mais de 5 mil casos de abandono de animais. O número é alarmante e demonstra a falta de responsabilidade e cuidado dos tutores com seus pets.

Além disso, o abandono de animais é considerado crime no Brasil desde 1998, quando foi promulgada a Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98). A legislação prevê punições para quem abandona animais, que podem ser multa e até mesmo detenção de três meses a um ano.