EM DECOMPOSIÇÃO

Baleia jubarte é encontrada morta na praia do Estaleiro, em Ubatuba (SP)

Animal ficou encalhado na área de costeira. Instituto Argonauta esteve no local e amarrou o corpo da baleia, além de sinalizar a área. Assim, mesmo com a mudança de maré, não haverá transtornos para banhistas com a decomposição. Equipe irá monitorar o caso


Da redação
Publicado em 19/07/2021, às 15h29 - Atualizado às 16h05

FacebookTwitterWhatsApp



Uma baleia jubarte foi encontrada morta, no sábado (17), na praia do Estaleiro, em Ubatuba, no Litoral Norte do estado de SP.

O corpo do animal foi encontrado na área de costeira da praia, perto das pedras.

Uma equipe do Instituto Argonauta esteve no local e constatou que a carcaça estava encalhada sem nenhuma possibilidade de desencalhe.



Segundo o instituto, o corpo do animal foi amarrado e a área sinalizada. Assim, mesmo com a mudança de maré, não haverá transtornos para banhistas e população com a decomposição. Uma equipe vai monitorar o caso.

“A baleia está em um local afastado da comunidade e vai se decompor em poucos dias, com ação das ondas e de necrófagos”, diz a nota do instituto.

Ainda de acordo com o Argonauta, este protocolo tem sido executado há muitos anos e tem sido mais eficiente que deixar o animal encalhar na areia.



Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/CNnoticiasdeultimahora2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

“Nós não temos responsabilidade pelas carcaças que aparecem no mar. Agimos antes, uma vez que com nossa experiência, demonstra que agir enquanto a baleia está flutuando é menos oneroso e mais eficiente  que quando encalha na praia. Sempre estamos disponíveis para ajudar dentro das nossas possibilidades, para evitar um maior incômodo para a população”, conclui a nota do instituto.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!