Objeto se desmanchou na água, o que prejudica o meio ambiente, já que a fauna marinha pode confundir os pedaços com alimentos
Um enorme balão foi visualizado por agentes da Polícia Militar Ambiental Marítima de São Paulo, caindo próximo à Ilha do Prumirim, em Ubatuba, na tarde do dia 22 de abril.
De imediato, a equipe, a bordo da lancha-patrulha da PM, se deslocou, acompanhando o balão, que caiu no interior da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte – APAMLN. Rapidamente foi iniciada a retirada do objeto, que, por ser confeccionado em sua maior parte de papel, se desfaz quase de imediato na água, dificultando sua total retirada e prejudicando o meio ambiente, sobretudo a fauna marinha, que acaba se alimentando dos resíduos, confundindo-os com algas marinhas.
Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail
Na ocasião, nenhuma embarcação foi em direção ao local para “resgate” do balão, não sendo possível identificar o(os) responsável(eis). A ocorrência foi apresentada na delegacia sede do município. O material, em sua grande maioria alumínios e cordas, foi apreendido.
A ação, além de configurar crime ambiental, conforme o Artigo 42 da Lei 9.605/98, está tipificado também no artigo 261 do Código Penal Brasileiro, por “expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea”.
Confira as imagens do balão se desmanchando nas águas de Ubatuba:
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲
Comentários