Praia Grande é um dos bairros mais movimentados de Ubatuba; cidade tem o pior índice de coleta e tratamento de esgoto do litoral norte
Estéfani Braz
Publicado em 13/03/2024, às 21h30 - Atualizado às 21h45
A Sabesp e a prefeitura de Ubatuba, no litoral norte, se reuniram com empreendedores da cidade para anunciar a parceria de implantação e operação da coleta e tratamento de esgotos no bairro da Praia Grande. A Companhia já havia apresentado o cronograma em um relatório prevendo novas ligações de esgoto nos bairros Praia Grande, Itamambuca, Perequê e Maranduba. O encontro foi realizado em fevereiro e divulgado nesta quarta-feira (13) pela companhia.
Segundo as informações, a previsão é de que as 470 novas ligações de esgoto, que estão sendo interligadas à rede da Sabesp, entrem em operação até o fim deste mês de março. Há expectativa de que o número aumente em breve com a interligação de novos empreendimentos.
Durante o encontro, foi firmado o compromisso da conclusão das obras das redes coletoras, estação elevatória e da linha de recalque, liberando assim a 1ª fase da realização das conexões de esgotos na Praia Grande, o que permitirá eliminar o lançamento de esgotos no Rio Acaraú. O esgoto gerado na Praia Grande será tratado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Itaguá.
Outro compromisso reafirmado na reunião foi a implantação do SES (Sistema de Esgotamento Sanitário) Perequê-Mirim/Enseada, com o objetivo de ampliar a coleta de esgotos da Enseada, e a implantação de coleta e de uma estação de tratamento no Perequê-Mirim.
Estéfani Braz
Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila