LANÇAMENTO

Autor caiçara lança livro sobre vida em Ubatuba após chegada da Rio-Santos

Santiago Bernardes relata as mudanças e crises enfrentadas pela comunidade local após a construção da BR-101, como a forte especulação imobiliária

Gabriela Petarnella
Publicado em 25/10/2023, às 17h00

FacebookTwitterWhatsApp
O livro Canoa Emborcada será lançado no dia 26, na Biblioteca Municipal - Reprodução Caravana Editorial
O livro Canoa Emborcada será lançado no dia 26, na Biblioteca Municipal - Reprodução Caravana Editorial

Ubatuba está prestes a receber um presente literário. O renomado escritor caiçara Santiago Bernardes acaba de lançar sua mais recente obra, intitulada Canoa Emborcada, um livro que mergulha na história da região e nos desafios enfrentados pela comunidade caiçara com a construção da Rodovia Rio-Santos na década de 1970.

O livro é uma narrativa envolvente que retrata a construção da rodovia BR-101, uma iniciativa destinada a impulsionar o turismo na região, mas que teve impactos profundos no modo de vida da comunidade caiçara. Santiago Bernardes, que é biólogo e articulador dos povos tradicionais na defesa de seus territórios e direitos, utiliza personagens fictícios e algumas figuras reais da cidade para ilustrar a complexidade das mudanças sociais, culturais e ambientais que surgiram a partir desta obra.

De acordo com o autor, a estrada não foi planejada com redução de danos ambientais e sociais. Ele aponta que todo o meio ambiente foi modificado durante a construção e cautelas como espaços de passagem de animais na pista, pontos de escoamento de água para que o leito das montanhas não apodreçam, entre outras, não foram adotadas na obra e os impactos são sentidos até hoje.

“Não chamamos de desastres naturais o que aconteceu no início do ano, por exemplo, aquilo é um crime ambiental. São as consequências da interferência urbana sem pensar no meio ambiente”, ressaltou Santiago. Além disso, os moradores da cidade passaram por muitos problemas de adaptação, como nos momentos de tensão durante as grandes explosões de rochas e a rápida urbanização da cidade que trouxe a grande exploração imobiliária e também muita criminalidade.

O lançamento oficial do livro está marcado para amanhã (26), na Biblioteca Pública Municipal Ateneu Ubatubense, a partir das 18h30. O evento promete ser uma celebração da cultura caiçara e incluirá uma noite de autógrafos com o autor, venda de exemplares do livro, degustação de café caiçara e a presença do grupo local Fandango Caiçara.

O título Canoa Emborcada é uma metáfora poderosa que representa não apenas as canoas deixadas viradas na praia pelos pescadores ao fim de um dia de trabalho, mas também a virada da própria cultura caiçara devido às transformações e desafios que enfrentou. O autor fez referência à melancolia de toda uma geração e tradições oprimidas pelas modificações.

A intenção do livro é falar sobre esse universo das comunidades tradicionais, de uma forma educativa e que sensibilize os leitores, sem parecer vitimismo, para que as pessoas possam ler e ser inseridas na história de resistência, de luta, ver também as dificuldades, as pelejas, sem ficar limitado à repetição do discurso e sem também fazer uma romantização, apenas trazendo o leitor para a realidade natural dos fatos e dos acontecimentos.

Santiago Bernardes, que já publicou quatro outros livros: Palavrandando (poemas), O Livro do Mar (vivências caiçaras), O Livro da Terra (poemas campesinos) e Caderno de Águas (contos), enfatiza a importância de preservar a cultura caiçara e destacar a tradição pesqueira e agrícola dos mais antigos da região. Ele acredita que há muito mais a ser explorado sobre a cultura caiçara, indígena e quilombola, e que essas histórias podem ser contadas de maneira envolvente, sem parecer um mero panfleto de conscientização.

O livro Canoa Emborcada já está disponível para compra no site da editora Carava Grupo Editorial

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!