SUPERAÇÃO

Atleta de Ubatuba, Jéssica dos Reis, é prata em corrida na Patagônia

Corredora venceu a neve, sensação térmica de -10°, uma lesão no tendão tibial posterior esquerdo e subiu ao pódio do Patagônia Run

Lenildo Silva
Publicado em 11/04/2024, às 15h40 - Atualizado às 16h18

FacebookTwitterWhatsApp
Atleta foi pódio no circuito de corridas de montanha 'Patagonia Run', na Argentina - Foto: Jéssica dos Reis
Atleta foi pódio no circuito de corridas de montanha 'Patagonia Run', na Argentina - Foto: Jéssica dos Reis

A corredora Jéssica dos Reis, de 32 anos, conquistou a medalha de prata na categoria 30 a 39 anos e ficou em oitavo lugar geral, na corrida de 21km para mulheres, no circuito de corridas de montanha Patagonia Run, na Argentina. A atleta moradora de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, venceu as temperaturas negativas, com muita neve, além de uma lesão no tendão tibial posterior esquerdo, mesmo assim, subiu no pódio do mais importante circuito de corridas de montanha da América Latina.

Eu já imaginava que passaria frio, mas não que fosse correr literalmente na neve. A sensação térmica estava em −10 °C. Ao cruzar a linha de chegada, misturei lágrimas de alegria com suor congelado. Foi mais do que uma conquista esportiva. Foi uma superação pessoal”, disse.

A atleta revelou que uma das maiores dificuldades foi a saudade da família e o fato de não falar espanhol. Jéssica contou que teve um improviso durante a prova e precisou parar por um momento. “Fiz muito esforço desde o início até o fim da prova. Tive problemas com o meu anorak [jaqueta impermeável] e precisei parar por um momento para tirar e acabei perdendo algumas posições. Consegui me recuperar e quando vi que estava chegando ao final da prova não consegui segurar as lágrimas”, relembra.

Além dos imprevistos, o maior desafio da atleta aconteceu dias antes da prova, devido a uma lesão no tendão tibial posterior esquerdo, que a afetou 45 dias antes do início da prova, na Patagônia. Com o tratamento adequado e muita determinação, ela conseguiu se recuperar a tempo para o evento; não só participou da corrida, como realizou seu sonho de conhecer a neve e, mais que tudo, subir ao pódio.

"Ao cruzar a linha de chegada, misturei lágrimas de alegria com suor congelado", contou a atleta - Foto: Jéssica dos Reis
Jéssica revelou que enfrentou problemas com a jaqueta e precisou parar por um momento - Foto: Jéssica dos Reis
O 'Patagonia Run' é o mais importante circuito de corridas de montanha da América Latina, com corredores de 65 países - Foto: Divulgação

12 anos no mundo das corridas

A atleta conta que, desde a infância, já demonstrava sua paixão pelo esporte ao competir em eventos escolares e regionais, mas, aos 15 anos, começou a trabalhar em período integral, o que limitou seu tempo para treinar e competir regularmente.

A jornada nas corridas foi retomada aos 20 anos, quando o marido Fabrício Ramos a encorajou para voltar a correr. Assim, Jéssica retornou às pistas, com provas de 5km e progredindo gradualmente para distâncias maiores, como os desafiadores 21km. Em 2016, sua paixão pelas corridas a levou às trilhas de montanha, quando se apaixonou pelo ambiente desafiador e natural. Desde então, a ubatubense acumula uma história de 12 anos no mundo das corridas.

Além de suas conquistas na Patagônia, Jéssica também representou o Brasil no Mundial no Havaí, em 2019, e acumulou mais de 60 provas em todo o país, incluindo desafios como La Mision, Indomit e o UTMB Brazil. Atualmente, Jéssica se prepara para sua primeira maratona,  o Desafio 28 Praias, que ocorrerá no dia 20 de abril em Ubatuba, além de seguir em passos largos planejando novos desafios internacionais para 2025.

Fonte:site oficial da prefeitura de Ubatuba e redes sociais da atleta

Lenildo Silva

Lenildo Silva

Cursa jornalismo na Faculdade Estácio

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!