ATENÇÃO!

ALERTA: Ubatuba está sob risco de deslizamento de massa devido às fortes chuvas

Em alguns locais da cidade, os acumulados de chuva ultrapassam os 100 mm em 72 horas

Redação
Publicado em 10/05/2023, às 15h08 - Atualizado às 15h33

FacebookTwitterWhatsApp
O bairro que apresenta o maior acumulado de chuvas até agora é o Ipiranguinha, com 145,3 mm ALERTA: Ubatuba está sob risco de deslizamento de massa devido às fortes chuvas Ubatuba com céu carregado de nuvens - Reprodução/Internet
O bairro que apresenta o maior acumulado de chuvas até agora é o Ipiranguinha, com 145,3 mm ALERTA: Ubatuba está sob risco de deslizamento de massa devido às fortes chuvas Ubatuba com céu carregado de nuvens - Reprodução/Internet

Ubatuba está em estado de atenção devido às fortes chuvas que caem desde o início da noite de terça-feira (9). Os locais que indicam índices pluviométricos mais altos são as regiões Central e Oeste do município, onde os acumulados ultrapassam os 100mm nas últimas 72 horas.

O bairro que apresenta o maior acumulado de chuvas nesse período é o Ipiranguinha, com 145,3 mm, seguido pela Marafunda e Parque dos Ministérios, respectivamente com 145,04 mm e 138,98 mm. A região central registra, até o momento, 103,88 mm.

De acordo com a Defesa Civil de Ubatuba, nenhuma ocorrência foi registrada. Na manhã desta quarta-feira (10) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta válido até às 10h de quinta-feira (11) com possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h) para o litoral norte de São Paulo, incluindo Ubatuba.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Ubatuba está com alerta alto de risco de movimento de massa e alerta moderado de risco hidrológico.

A prefeitura da cidade frisa que é extremamente importante que pessoas que se encontrem em áreas de risco redobrem a atenção: devido ao volume de chuva, o solo está encharcado, o que pode ocasionar deslizamento de massa/ terra, causando danos em residências. Caso a chuva persista, é importante que as pessoas que estão nas áreas de risco preservem suas vidas, procurando se abrigar em casas de parentes até que a situação volte ao normal.

Diante de qualquer sinal de risco, como trincas nas casas ou qualquer barulho diferenciado, a orientação é acionar ajuda da Defesa Civil pelo telefone 199. Também é necessário destacar que, em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar as áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas.

Leia também: Chuva chega com força no litoral de SP e coloca região em alerta

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!