FERIADÃO

7 lindas praias para conhecer no feriado de 7 de setembro em Ubatuba (SP)

Feriado prolongado chegando, previsão de sol... nada melhor que curtir algumas das lindas praias da cidade, não é mesmo?

Da redação
Publicado em 02/09/2021, às 15h31 - Atualizado às 15h58

FacebookTwitterWhatsApp
Praia Prumirim - Foto: PMU

O feriado de 7 de setembro, na próxima terça-feira, está chegando e o Portal Costa Norte preparou algumas dicas para você curtir o Litoral Norte neste feriadão.

Ubatuba conta com 102 praias em quase 100 quilômetros de costa. Bastante coisa, não é?

Então separamos sete praias para aproveitar a folga sozinho, com a família ou amigos.

Confira:

1. Itamabuca

Uma linda praia deserta, de areia fofa e imponentes costeiras rochosas, com mar agitado e pedras espalhadas por toda orla.

A mata atlântica preservada é uma das características desta praia, que tem o entorno totalmente arborizado com enormes árvores centenárias.

Praia Itamambuca (Foto: PMU)

Excelente para visualização de pássaros e animais silvestres.

Como chegar – acesso através de trilha de auto grau de dificuldade no canto esquerdo da Praia de Itamambuca. São aproximadamente 40 minutos de caminhada entre alguns obstáculos para chegar a uma grande laje na costeira rochosa, seguindo à esquerda, sobre as pedras por mais 100 metros. Existe ainda no final uma passagem entre enormes rochas até chegar enfim a um refúgio selvagem muito preservado.

2. Praia da Enseada

Uma das praias mais visitadas de Ubatuba. Grande faixa de areia batida e mar calmo com costeiras rochosas com o entorno bastante arborizado. Bairro com bastante casas de veraneio.

A Praia da Enseada é muito frequentada por turistas e oferece todos os serviços necessários para receber bem os visitantes. São muitos quiosques na praia e diversas opções de hospedagem e alimentação.

Como chegar – localizada às margens da Rodovia Rio-Santos BR-101, altura do Km 58. Existem diversos pontos de chegada para a praia.

3. Praia das Toninhas

Praia de areia branca e fina, com aproximadamente 1,2 km de extensão. No canto esquerdo uma costeira rochosa com mirante, conhecido como Rock Point, lugar bem procurado por surfistas.

Praia das Toninhas (Foto: PMU)

No lado direito da praia as ondas são mais calmas e por isso mais recomendado para banhistas. A orla bem urbanizada possui quiosques de praia para atender os turistas e visitantes.

Como chegar – fica às margens da rodovia Rio-Santos BR-101, altura do km 56. Fácil acesso e muitas opções de hospedagem e restaurantes.

4. Praia do Felix

Extensa faixa de areia branca e fofa, com aproximadamente 1,5 km de extensão, do lado direito o mar é mais calmo e próprio para banhistas, tem algumas barracas de praia que oferecem bebidas, lanches, pasteis e salgados.

Mais no meio para o canto esquerdo o mar fica mais agitado, ocasionalmente com boas ondas para a prática do surf. Existem algumas pousadas e restaurantes dentro do condomínio do Felix, que está sempre aberto a visitantes e turistas.

Como chegar – acesso através do km 39,9 da BR-101, entrando pela portaria do condomínio, descendo por via asfaltada por aproximadamente 1,5 km. Caminhada de aproximadamente 5 minutos para chegar à praia.

5. Praia do Meio

Faixa de areia fofa de aproximadamente 300 metros, com mar bem calmo e águas cristalinas. Costeiras rochosas imponentes de ambos os lados formam uma barreira natural de acesso à praia.

Praia do Meio (Foto: PMU)

No canto esquerdo uma rocha enorme de aproximadamente 10 metros de altura com uma pequena caverna ao lado. Do lado direito uma laje se estende por alguns metros até uma fenda enorme na rocha impedindo a passagem.

Como chegar – entrada através do km 27,7 da rodovia BR-101. À esquerda, passando por uma propriedade particular com acesso terrestre restrito. Existe outra maneira de chegar à praia descendo a escadaria de escoamento de água, mais ou menos no km 26 da rodovia, entrando pelo lado esquerdo da propriedade que circula a praia.

6. Praia do Prumirim

Praia de tombo com extensa faixa de areia de aproximadamente 1,2 km. Bem rústica e arborizada, com costeiras rochosas. No lado esquerdo existe uma lagoa, ao lado a passagem para a praia do Canto Itaipu, onde partem barcos para quem quer visitar a Ilha do Prumirim.

Praia Prumirim (Foto: PMU)

Além da lagoa e da ilha, o Prumirim também tem uma conhecida cachoeira na beira da rodovia, um mangue e muito contato com a natureza. Quiosques de praia oferecem porções, pasteis e bebidas para os turistas. Existem algumas opções de hospedagem, a mais utilizada é um camping do lado direito.

Como chegar – acesso na altura do km 29,4 da rodovia BR-101. Entrada através do condomínio, com estacionamento próximo a praia, ou entrando pelo lado direito, sentido camping. Existe uma trilha de aproximadamente 1 km até a praia.

7. Praia do Puruba

Praia de tombo com aproximadamente 1,5 km de areia fina e fofa, entorno arborizado por abricós e o encontro dos Rio Quiririm com o Puruba, tornam essa praia um lugar diferenciado.

Praia Puruba (Foto: PMU)

A praia oferece pouca estrutura, apenas uma barraca de bebidas e pasteis. Mesmo do lado da vila as opções são escassas, duas pousadas, dois campings e um restaurante simples que só funcionam durante a temporada.

Como chegar – acesso por via secundária na altura do km 24 da rodovia BR-101. Seguindo por mais 2 km até a Vila do Puruba. É preciso atravessar o rio para chegar à praia, para isso existem barqueiros nos feriados e durante a temporada. Há uma passagem do lado direito da praia, entrando na altura do km 25, subindo uma via de terra, seguindo à esquerda, existe uma trilha íngreme descendo direto para a praia sem ter que atravessar o rio.