*Foto: Diego Marchi/PMG
Em meio a um cenário bucólico composto pela beleza e biodiversidade da Mata Atlântica da Serra do Guararú, o Instituto Litoral Verde, do Centro de Estudos da Mata Atlântica (Cema), lançou o Espaço Ecoturismo e oficializou a reabertura ao público da Trilha do Conde, que passa a receber turistas a partir do próximo domingo, dia 3 de janeiro.
Localizado no Km 14 da rodovia Guarujá-Bertioga, o equipamento de ecoturismo oferece diversos atrativos naturais como lagos, cascatas, arborismo, observatório de aves e também rapel, paredão de escalada e tirolesa. O horário de funcionamento será das 9h às 17 horas, de terça-feira a domingo. A entrada é franca e os passeios e atividades custam a partir de R$ 15,00.
A Trilha do Conde e o Espaço Ecoturismo aumentam as opções de turismo na cidade, lembrou Bruno Reis, diretor de turismo: “Esse espaço, a Trilha do Conde, está inserido no programa Rotas do Dragão. O público estrangeiro aprecia esse tipo de atividade de trilhas e aventura”. Ele lembrou que a cada ano aumenta o número de turistas estrangeiros, e que no próximo ano a cidade deverá receber diversas delegações durante a Olimpíada.
Segundo Lauro Andrade, gestor do Espaço Ecoturismo, o Instituto Litoral Verde e a Trilha do Conde existem há 10 anos, “também desenvolvemos trabalhos na área social, oficinas de artesanato, horta comunitária, e fanfarra, envolvendo jovens. Outra atividade é o projeto Escola de Aventura, destinado para a rede escolar que promove atividades de educação ambiental, oficinas de reciclagem e passeios pelas trilhas”.
Inclusão social
Durante o lançamento do Espaço Ecoturismo, foi apresentada a cadeira de rodas rural, que permite que pessoas com deficiência física acessem trilhas, além de se locomover em terrenos acidentados. Produzida pela Refresh Brasil, a cadeira possui três rodas no eixo traseiro o que permite que ela ultrapasse obstáculos como pedras e valetas. O inventor da cadeira, Armando Fantini, explica: “A roda dianteira é giratória, tem cinto de segurança peitoral, apoio para a cabeça e os braços. A roda traseira tristar faz rodízio e permite que a pessoa ultrapasse obstáculos”.
Limitada em seus movimentos há cinco anos, por causa de uma queda que afetou sua coluna, Ethel Nascimento Schad experimentou o equipamento. “É maravilhosa a sensação de liberdade, já fiz quando andava e pensei que nunca mais iria fazer. Foi bom demais”, afirmou. Patrícia Teresinha Gonçalves, portadora de paralisia infantil, também experimentou a cadeira. “Nunca imaginei que pudesse fazer uma trilha. Foi ótimo, parece que tem amortecedor”.
A Refresh Brazil produz outros equipamentos de inclusão como a esteira ecológica, produzida com bambu, e que permite que as cadeiras de rodas circulem na praia sem atolar. A cadeira de rodas anfíbia e a ducha ecológica, que usa a água do lençol freático da praia. Para saber mais detalhes está disponível o www.Refresh Brazil.com. Para mais informações sobre a Trilha do Conde consulte o site: www.institutolitoralverde.com.br .
Comentários