*Foto: JCN
Por Marina Aguiar
A trilha de acesso à Prainha Branca, no Guarujá, está interditada. O local denominado de 'Caminho Novo' passa por manutenção, pois sofreu deslizamentos no início de março. Até o fim das obras, dia 19, os moradores e visitantes devem utilizar o caminho antigo, que dá acesso, também, à Ponta da Armação.
Para a reforma, a Sociedade Amigos da Prainha Branca recebeu ajuda da prefeitura de Guarujá, como conta o presidente da sociedade, Márcio dos Santos Flávio: "Eles forneceram todo o material e nós, a mão de obra. Temos dois funcionários trabalhando para nós e a prefeitura irá enviar mais dois para supervisionar o serviço".
A reforma contempla principalmente o trecho no qual ocorreu o deslizamento, mas outros trechos danificados também serão reformados. "A obra já começa na portaria e vai até a Prainha Branca. Por conta desse deslizamento, nós observamos outros pontos danificados. Até por vandalismo, pois estão roubando a madeira do corrimão", lamentou o presidente. O calçamento do novo caminho foi construído em 2006 pela sociedade e com parceria da Fundação SOS Mata Atlântica. Anteriormente, apenas a trilha antiga (de terra e com caminho mais longo), era utilizada.
Agora, tendo que voltar a passar pelo local, os moradores reclamam. O antenista Dionísio Corrêa disse: "Aqui é pior porque tem mais subidas, rampas. Além de ser mais longe". A dona de casa Graciete Mota dos Santos, que passa pelo local uma vez por semana, geralmente para ir ao mercado ou à feira, em Bertioga, também reclamou. "O caminho novo é todo calçado, estamos mais acostumados e aqui no caminho antigo não. Temos que nos segurar para não escorregar, já que choveu recentemente. Estamos torcendo para que seja feito logo, porque precisamos muito da trilha". A previsão é de que os reparos estejam concluídos até a quinta-feira, 19.
Comentários