Sindicato inaugura Escola de Hotelaria e Gastronomia


Costa Norte
Publicado em 03/06/2011, às 16h27 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h13

FacebookTwitterWhatsApp

A Baixada Santista vai ganhar na próxima semana sua 1ª Escola de Hotelaria e Gastronomia para a ampliação da oferta de mão-de-obra qualificada na região. A iniciativa é do SinHoRes (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira), que montou uma estrutura com cozinha padrão experimental e suíte de hotel para a realização dos cursos práticos na sede da entidade. O sindicato passará também a intermediar mão-de-obra ainda neste ano.

O núcleo de capacitação será inaugurado terça-feira (07), em comemoração aos 70 anos do SinHoRes, e terá como objetivo amenizar o principal entrave enfrentado pelo setor na região: a falta de pessoal preparado para o mercado, seja nas funções operacionais ou no atendimento ao público.

Gratuitos

Os primeiros cursos, de cozinha, camareira e garçom, devem começar no início de julho, com turmas de no máximo 10 vagas gratuitas em cada programa. Inicialmente, todas serão destinadas aos associados e seus funcionários. As inscrições já podem ser feitas no sindicato. As turmas posteriores serão abertas ao público mediante pagamento de matrícula com valores correspondentes ao custeio do curso. “As aulas são 80% práticas e haverá uma avaliação ao final de cada curso em que o profissional deve ter 70% de aproveitamento para levar o certificado”, explicou Maria Luiza Potenza, consultora e coach da MLP Consultores Associados e coordenadora da escola.

Módulos

O curso de cozinha terá os módulos de ajudante de cozinha, meio oficial de cozinha e primeiro cozinheiro, cada um com carga horária de 24h, dividida em aulas de 3h de duração. A ideia é que nos próximos meses, a entidade amplie o programa para formar também chefs.

A capacitação na função de camareira terá 9h de aulas e a carga do curso de garçom será de 12h. “Nossa intenção é ampliar a abrangência da escola com capacitação de bartender, sommelier, governança, reservas e recepção de hotel, além das oficinas de técnicas de salada, arranjos de mesa, carnes e cortes especiais e, ainda, de sopas, caldos e cremes”, afirmou a coordenadora.

Banco de empregos

O vice-presidente do SinHoRes, Salvador Gonçalves Lopes, acredita que devido à demanda reprimida por profissionais qualificados na região, principalmente no atual momento de crescimento dos segmentos voltados ao turismo, a maioria dos alunos do curso que ainda não estiverem no mercado de trabalho sairão praticamente empregados. “Vamos montar um banco de empregos a partir da formação das primeiras turmas, com um cadastro com o perfil de cada um, e a partir daí intermediar mão-de-obra, para facilitar a inserção desses profissionais”, garantiu.

DADOS 

Entidade

O SinHoRes representa 14 mil estabelecimentos da região e é uma das entidades de maior representatividade do Litoral paulista.

Contatos:

Av. Conselheiro Nébias, 365, Vila Mathias, Santos. Tels.: (13) 3223-7372, 3301-1179 ou 3301-1451.

ASPAS:

“Este momento é crucial para que a região tenha condições de ser subsede da Copa de 2014”, José Lopez Rodriguez, presidente do SinHoRes.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!