Simpósio reúne nomes da astronomia mundial em Maresias

Costa Norte
Publicado em 21/10/2016, às 16h56 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h34

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Fotos: Marina Veltman

São Sebastião

Marina Veltman

Ao longo da semana passada, o Centro de Convenções do Beach Hotel Maresias recebeu os maiores nomes da astronomia mundial no International Astronomical Union Symposium 328: Living around active stars, simpósio promovido pela União Astronômica Internacional. O evento, que terminou na sexta, 21, contou com a presença de mais de 100 cientistas e palestras de renomados astrônomos, entre eles representantes da Nasa como Colin P. Johnstone e Piet Martens.

Na quarta-feira, 19, os especialistas debateram os efeitos do clima estratosférico nos planetas. Já na quinta-feira, 20, o tema abordado foi a existência de vida extraterrestre. Os especialistas apresentaram seus estudos e novas descobertas na área, como a identificação de planetas que vivem, atualmente, situações químicas muito semelhantes às enfrentadas pela Terra, no início da formação do planeta, o que indica possibilidade de desenvolvimento de microrganismos nesses locais.

O presidente da IAU, o indiano Dibyendu Nandi, destacou a relevância do simpósio: “As atividades e ocorrências climáticas no espaço, em decorrência de alterações na nossa estrela, o Sol, afetam a vida na Terra mais do que imaginamos. Desde interferências em nosso estilo de vida, com efeitos em satélites em órbita e na energia elétrica de forma geral, como alterações mais profundas, climáticas, entre outras. A astronomia afeta a todos, na Terra e fora dela, e aqui debatemos esses aspectos, apresentando a uma comunidade interessada de cientistas”.

São Sebastião em alta

Apenas em outubro, outros dois eventos científicos internacionais ocorreram na unidade de Maresias da rede hoteleira. A organizadora do evento e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Astronomia, a astrônoma Adriana Valio, explica a atração dos cientistas pela região: “Aqui temos a estrutura necessária para esse tipo de evento, também com privacidade, conforto e muita exuberância natural. Foi um prazer poder apresentar para meus colegas as vantagens dessa região e a qualidade dos serviços ofertados. Estão todos muito satisfeitos”.

De acordo com a rede, os participantes levam a experiência para seus colegas, inclusive de outros departamentos, o que traz, cada vez mais, esse perfil de evento para Maresias. Uri Kellmann, diretor operacional da Rede Beach, disse: “É uma honra receber esse grupo do Simpósio de Astronomia, e mostrar toda a nossa estrutura, tanto para convenções como para hospedagem. Esperamos agora que eles voltem”. O indiano Nandi, por sua vez, disse que, além da exuberância natural, outros itens agradaram muito os estrangeiros: “Não consigo resistir ao pudim e à caipirinha. A culinária brasileira e litorânea é fantástica”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!