Em fase de testes, foi ativada gradualmente a operação dos semáforos em tempo real, também chamados inteligentes, na entrada da cidade. O funcionamento iniciou na terça-feira, 12, nas avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes. De acordo com a prefeitura, o objetivo é reduzir os congestionamentos em grandes vias e melhorar a mobilidade urbana. A nova tecnologia faz a leitura instantânea do fluxo de veículos e regula o tempo necessário entre o verde e o vermelho, priorizando a rua mais movimentada.
Os motoristas deverão sentir os efeitos práticos somente em uma semana, no entanto, já aprovam a mudança, como Sérgio Roberto dos Santos: “Espero que o semáforo inteligente resolva o problema que afeta o tráfego há anos na região”. A professora Wanessa Bernasconi também elogiou: “A nova tecnologia é um avanço para a cidade, que precisa modernizar o seu trânsito. É preciso melhorar o fluxo de veículos com medidas racionais”. Na opinião do condutor Tadeu Gomes da Silva, a nova sinalização nas vias com maior movimento agiliza também o trânsito em cruzamentos com baixo fluxo: “É realmente uma maneira inteligente”.
Segundo a prefeitura, a nova tecnologia permitirá uma redução dos congestionamentos em 49 dos principais pontos de interseção da cidade e passará também em todos os cruzamentos cortados pelo VLT. A próxima avenida a ser contemplada será a Ana Costa, na terça-feira, 19, e, posteriormente, as avenidas da orla (divisa Santos/São Vicente até a rua Alexandre Martins), no dia 26, em ambos os sentidos.
O sistema de semáforos inteligentes possui câmeras virtuais que fazem a contagem dos veículos e enviam os dados do fluxo a uma central semafórica na sede da CET. Os próprios equipamentos fazem os cálculos e reenviam a informação dos tempos necessários para as luzes verde e vermelha aos controladores automáticos, a fim de permitir uma abertura de tempo maior à via que necessitar de mais fluidez.
Comentários