Saúde de Ilhabela contará com novos equipamentos

Costa Norte
Publicado em 02/09/2016, às 14h56 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h28

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

*Foto: PMI

O arquipélago de Ilhabela receberá, até o final do mês de setembro, dois importantes equipamentos para a saúde dos munícipes. Trata-se de um aparelho de tomógrafo e também um mamógrafo. O Hospital Municipal Mário Covas, na Barra Velha, passa pelos últimos ajustes para iniciar o atendimento com o tomógrafo. Já o mamógrafo será instalado na Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela, na Vila.

A mamografia é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas. O exame de rotina é a melhor oportunidade de detectar precocemente qualquer alteração nas mamas, antes até que o paciente ou médico possam notá-la.

A mamografia pode detectar um câncer de mama até dois anos antes de ele ser palpável. Além disso, é, ainda, o mais eficaz método de diagnóstico para a detecção da doença. Quanto mais precoce a remoção do tumor na fase inicial, a estratégia é mais eficiente na redução da taxa de mortalidade das pacientes e melhor qualidade de vida.

Já o exame de tomografia computadorizada é um exame de imagens realizado por meio de raio-X. Proporciona a captação de imagens em alta definição de estruturas do corpo, como é o caso de órgãos, ossos e outras partes específicas do corpo humano. No hospital, também são realizadas obras de ampliação da maternidade.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!