IMUNIZAÇÃO

São Vicente ultrapassa marca de 100 mil pessoas com esquema vacinal completo

Isso representa 29,4% da população geral imunizada

Da redação
Publicado em 28/08/2021, às 15h07 - Atualizado às 16h43

FacebookTwitterWhatsApp
Profissional pronta para aplicar vacina São Vicente ultrapassa marca de 100 mil pessoas com esquema vacinal completo Enfermeira com uma dose de vacina na mão para aplicar em outra pessoa - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Profissional pronta para aplicar vacina São Vicente ultrapassa marca de 100 mil pessoas com esquema vacinal completo Enfermeira com uma dose de vacina na mão para aplicar em outra pessoa - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

São Vicente atinge uma importante marca neste sábado (28). A cidade alcançou a marca de 108.512 pessoas com esquema vacinal completo, ou seja, que tomaram a segunda dose da vacina contra a covid-19 ou dose única. Esse número representa 29,4% da população geral da Cidade com o ciclo de imunização completo.

"São números que refletem diretamente em nossa ocupação de leitos, que caiu consideravelmente. O município registrou, nesta semana, 20% de leitos de UTI ocupados, o menor índice do ano", declara a diretora de Vigilância em Saúde, Luciana Schiavetti.

Já para a secretária de Saúde, Michelle Santos, além da cooperação da população, isso mostra o comprometimento da atual gestão no enfrentamento à covid-19.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNnoticiasdetodolitoral2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

"São Vicente não parou de vacinar um dia sequer, desde o dia 20 de janeiro. Com planejamento e organização, a cidade conseguiu ir além do Plano Estadual, antecipando públicos na campanha para imunizar toda a população adulta. Agora, nossa meta é vacinar todos os nossos jovens de 12 a 15 anos", enfatiza.

Para concluir, a secretária indica que o número de pessoas com o esquema vacinal completo deve aumentar ainda mais em setembro.

Importância da segunda dose

Muitas pessoas não sabem, mas a primeira dose provoca um estímulo de resposta do sistema imune, produzindo anticorpos para defender o organismo do vírus. Mesmo assim, isso ainda não é o suficiente para proteger a pessoa.

"A segunda dose fará com que a produção desses anticorpos seja melhor ainda e nos deixe imunes por mais tempo. A eficácia da vacina se torna maior, melhor e duradoura", afirma Luciana Schiavetti.

Por isso, é fundamental que, ao tomar a primeira dose, o munícipe confira seu cartão de vacina e retorne no prazo indicado para tomar a segunda dose. "Mesmo quem perdeu o prazo deve retornar ao posto para se imunizar. Só após 15 dias da segunda dose é que a pessoa está protegida. Além disso, evita a disseminação de novas variantes", ressalta.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!