RETA FINAL

São Vicente (SP) | Obra na Ponte dos Barreiros deve terminar em julho de 2022

Esta previsto para que na sequência seja feita a recuperação da antiga ligação ferroviária que permitirá a vinda do VLT para a Área Continental de São Vicente

Da redação
Publicado em 03/12/2021, às 15h02 - Atualizado às 15h32

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Ritmo dos trabalhos na obra está intenso Obra na Ponte dos Barreiros deve ternar em julho de 2022 Homens trabalhando na reforma da Ponte dos Barreiros - Divulgação
Ritmo dos trabalhos na obra está intenso Obra na Ponte dos Barreiros deve ternar em julho de 2022 Homens trabalhando na reforma da Ponte dos Barreiros - Divulgação

As obras de recuperação total da Ponte dos Barreiros, em São Vicente, devem estar concluídas até julho do ano que vem, informou o secretário-adjunto de Obras da prefeitura, Paulo Fiamengui. São 150 trabalhadores recuperando agora as 217 estacas de sustentação ao longo dos 625 metros de tabuleiro da ponte.

De acordo com o constatado pela deputada federal Rosana Valle (PSB), o ritmo dos trabalhos na obra está intenso. 

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As equipes estão deixando a ponte pronta para que possa ser feita, na sequência, a recuperação da antiga ligação ferroviária, que passa ao lado, e que permitirá a vinda do VLT para a Área Continental de São Vicente, o que tanto a deputada tem cobrado da EMTU e do Governo do Estado. 

A deputada foi a responsável por conseguir recursos federais de R$ 58 milhões para a obra que beneficiará 150 mil moradores da Área Continental de São Vicente. Estas obras agora em andamento fazem a recuperação estrutural da Ponte dos Barreiros, que vai permitir até o aumento da capacidade de carga, com a passagem de caminhões maiores. 

Antes, foram feitas as obras emergenciais nas 52 colunas mais afetadas pela maresia e pelo desgaste do tempo. As obras emergenciais permitiram a liberação da ponte, que passou meses fechada, o que causou enormes transtornos para a população, obrigada a atravessá-la a pé. 

As estacas são limpas para tirar as cracas, ostras e mariscos. Depois são encamisadas e revestidas com reforço de concreto. Assim, ficam protegidas da maresia com uma espécie de armadura e muito concreto. 

Também está sendo feita a recuperação das cinco vigas longitudinais, que têm o mesmo comprimento da ponte, de 625 metros. Outras 59 travessas que sustentam o tabuleiro da ponte estão tendo suas estruturas de concreto reforçadas. As equipes também estão refazendo as juntas de dilatação do tabuleiro e alterando as defensas de proteção dos pedestres e ciclistas. 

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