VIOLÊNCIA SEM CONTROLE

São Vicente: número de crimes violentos na cidade assusta a população

Desde o começo do ano, assassinatos, assaltos e furtos aterrorizam os vicentinos

Thiago Reis Dantas
Publicado em 06/02/2023, às 15h34 - Atualizado às 16h09

FacebookTwitterWhatsApp
São Vicente possui mais de 300 mil habitantes; moradores se queixam de insegurança São Vicente área continental Visão aérea da área continental - Jornal Vicentino
São Vicente possui mais de 300 mil habitantes; moradores se queixam de insegurança São Vicente área continental Visão aérea da área continental - Jornal Vicentino

Domingo, 5 de fevereiro de 2023, Cidade Náutica: policial militar, que estava de folga, leva sete tiros em São Vicente. Um amigo que o acompanhava também foi alvo. Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023, Vila Melo: Um entregador de encomendas foi morto com um tiro na cabeça durante tentativa de assalto. Sexta-feira, 27 de janeiro de 2023, Catiapoã: policial civil Maurício Alves Vassão, 31 anos, é assassinado com pelo menos seis tiros. Quarta-feira, 25 de janeiro de 2023, Vila Valença: ladrões levam carro de duas mulheres na rua Júlio Prestes, às 4 da tarde. 
Em janeiro, o portal Costa Norte mostrou o drama dos moradores da Vila Valença. A reportagem revelou que houve em média 4 furtos do tipo em uma única via do bairro, alguns exemplos da violência que está assustando os vicentinos. O ano mal acabou de começar e uma lista extensa de crimes, dos mais variados tipos, assola a cidade.

Números

Em 2022, no município de São Vicente, foram 24 casos de homicídios dolosos - com intenção de matar, 43 casos de tentativas de homicídio e um crime de latrocínio - roubo seguido de morte. 
O número de roubos também chamou a atenção, foram 2.405 casos, sendo que os roubos de veículos totalizaram 246. O número de furtos de carros e motos foi de 688. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP) e estão disponíveis no site da pasta.

O drama da população

“Apesar do aumento do efetivo de policiais nessa época de temporada...  ainda assim a frequência de assaltos é grande; ladrões de celulares, roubo e furtos são constantes”, disse Roberto Andrade Jordão, que mora há quase 50 anos em São Vicente e possui há 22 anos um lava-rápido na Vila Valença.
“Roubaram nesses dias o hidrômetro (relógio de água) do meu comércio. Eles quebram para pegar as peças de metal e vender no ferro-velho para depois consumir drogas”, afirmou Roberto.

Com a palavra, as autoridades

A prefeitura de São Vicente informou por e-mail que a Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos) tem dado apoio às forças policiais, investindo em monitoramento pela primeira vez na história da cidade, com o Centro de Controle Operacional (CCO) e totens com câmeras. 
Houve investimento na Guarda Civil Municipal com a capacitação e contratação de novos agentes, entrega de 10 novas viaturas, compra de equipamentos como coletes balísticos e radiocomunicadores e convênio/treinamento para que os guardas possam utilizar armas de fogo. 

São Vicente, Ilha Porchat Visão geral da Ilha Porchat (Viagens e Caminhos)

Por fim, a prefeitura ressaltou que ‘segurança pública é uma área de responsabilidade do Governo do Estado’. A Secretaria de Segurança Pública foi procurada e informou que os dados do mês de janeiro de 2023 serão apresentados na semana do dia 20 de fevereiro.
A pasta também disse que o plano de atuação das polícias Civil e Militar será apresentado assim  que os números oficiais estiverem disponíveis. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!