Veículos sem condições de circulação estão sendo removidos de vias públicas e encaminhados ao pátio municipal

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de São Vicente iniciou Operação Lata Velha, voltada ao recolhimento de veículos abandonados em vias e estacionamentos públicos.
Iniciativa busca reduzir riscos à saúde pública, reforçar segurança viária e minimizar impactos ambientais.
Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), "É considerado em estado de abandono o veículo estacionado em via ou estacionamento público sem capacidade de locomoção por meios próprios".
A partir desse critério, monitoramento ocorre de forma contínua, com vistorias diárias de agentes da Semob em diferentes regiões da cidade.
Após a remoção, os automóveis seguem para o pátio municipal. Proprietários têm até 60 dias para regularizar a situação e retirar o veículo. Se não houver manifestação dentro do prazo, o bem será destinado a leilão, conforme a legislação.
Pátio municipal de São Vicente fica na avenida Martins Fontes, nº 1.118, bairro Catiapoã, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Mais informações estão disponíveis pelo telefone 0800 960 9752.
Moradores podem contribuir com a operação por meio de denúncias via WhatsApp, no número (13) 3466 5542, disponível 24 horas. Canal aceita mensagens, fotos e vídeos que ajudem na identificação das irregularidades.