PARABÉNS SV

Primeira do Brasil! São Vicente faz aniversário de 491 anos

A primeira cidade do Brasil completa 491 anos neste dia 22 de janeiro; centenas de anos de muita história e valorização cultural da região

Da redação
Publicado em 19/01/2023, às 09h56 - Atualizado às 12h14

FacebookTwitterWhatsApp
Arquivo Histórico
Arquivo Histórico

A primeira cidade do Brasil completa 491 anos neste dia 22 de janeiro, são quase cinco séculos de história e valorização cultural de região. E em homenagem ao município que demarcou o início do país, o Portal Costa Norte separou uma série de dicas e curiosidades sobre a amada São Vicente!

Você sabia? São Vicente fica no litoral do estado de São Paulo, Brasil. Localizada na costa do Oceano Atlântico, é conhecida por suas praias e centro histórico. São Vicente é também um importante porto e centro industrial. Sua população é de cerca de 368.355 habitantes.

A história mais rica de detalhes e importância de todos os municípios pertence a São Vicente. No Brasil, ela remonta ao início do século XVI, quando a região foi explorada pela primeira vez pelos portugueses.

(Arquivo Histórico)

A cidade foi oficialmente fundada em 1532 por Martim Afonso de Sousa, explorador e colonizador português. São Vicente foi um dos primeiros assentamentos estabelecidos pelos portugueses no Brasil e desempenhou um papel importante no início da colonização do país.

(Reprodução)

Diferentemente do que pensamos, São Vicente teve sua devida importância nos negócios portuários antes mesmo de Santos, que hoje possui o maior porto da América Latina.

Dá uma olhada: ao longo da sua História, São Vicente tem sido conhecida pela sua localização estratégica como cidade portuária. Nos séculos 17 e 18, foi um importante centro de comércio, principalmente para a exportação de cana-de-açúcar e café.

Gostou né? Riqueza cultural e beleza natural em um só lugar! Caso você se inspire em fazer uma visita à primeira cidade do Brasil, nós do Portal Costa Norte separamos algumas dicas de lazer:

Algumas atividades sugeridas incluem:

Visitação ao Centro Histórico: São Vicente tem um rico patrimônio cultural e seu Centro Histórico é um ótimo lugar para explorar. O centro abriga uma série de edifícios e monumentos da época colonial, incluindo o Centro Cultural São Vicente, que tem um museu dedicado à história da cidade.

Praias: São Vicente é conhecida por suas belas praias, como a Praia dos Milionários; um local popular para nadar, tomar sol e praticar esportes aquáticos.

Praia dos Milionários Praia dos Milionários São Vicente Praia dos Milionários em São Vicente (Foto: Guilherme Brandão)

Ilha Porchat: Localizada em frente à cidade, a ilha Porchat é um ótimo lugar para passeio de um dia, com belas paisagens e muito bom local para caminhadas.

Compras: São Vicente tem grande variedade de lojas e mercados para os visitantes explorarem, incluindo o Mercado Municipal, que vende uma vasta gama de produtos locais e souvenirs.

Gastronomia: A cidade oferece opções gastronômicas diversificadas com uma mistura de cozinha tradicional brasileira e internacional, além de muitas opções de frutos do mar e carnes.

Vida Noturna: São Vicente tem uma animada vida noturna, com uma variedade de bares, discotecas e pubs, onde os visitantes podem desfrutar de música e dança.

4 lugares que provam que São Vicente foi a primeira cidade do Brasil

Casa Martim Afonso

(Prefeitura de São Vicente)

O fundador da primeira cidade do Brasil, Martim Afonso, residiu em uma fortaleza de pedra durante o ano de 1532, deixando a residência para os capitães-mores que sucederam. O local se tornou uma atração turística, onde foi construída uma estrutura para preservar as partes originais da fortaleza. A Casa de Martin Afonso é considerada o marco zero do Brasil.

Local: Praça 22 de Janeiro, número 469, Gonzaguinha.

Biquinha de Anchieta

(Arquivo Histórico)

Desde a fundação da cidade de São Vicente, os primeiros registros da Biquinha de Anchieta datam o ano de 1553. Na época em questão, o Morro dos Barbosas possuía 3 nascentes, a mais famosa delas, conhecida anteriormente como Fonte do Povoado, é preservada até hoje. O local é um marco histórico da chegada dos europeus no país, a água era utilizada para catequizar os indígenas. A Biquinha então se tornou uma praça comercial, extremamente conhecida na primeira cidade do Brasil.

Local: Praça 22 de Janeiro, São Vicente, local aberto.

Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente

(Arquivo Histórico)

Fundado em 5 de fevereiro de 1959, por Francisco Martins e Odete Veiga, o Instituto é o registrador oficial da história de São Vicente, gravando, contextualizando e ensinando sobre os passos do marco zero do país. O local foi restaurado e criado como sede pelo historiador Francisco. A arquitetura local é uma das principais relíquias da cidade, por ser a antiga casa do Barão Kurt GustavVon, investidor cafeeiro e posteriormente descoberto como espião durante a segunda guerra.

O Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente possui um gigantesco acervo com 126 mil peças diversas, entre objetos antigos, arte, instrumentos etc. Além de sediar a biblioteca municipal, com 36 mil volumes.

Local: Rua Frei Gaspar, número 280, Centro.

Ponte Pênsil

(Arquivo Histórico)

A Ponte Pênsil de São Vicente foi a primeira obra do gênero no país. O local foi tombado como patrimônio histórico, inaugurado em 21 de maio de 1914, é uma construção fundamental até s dias de hoje. A ponte possui grande parte do material original na qual foi construída, vindo da Alemanha.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!