JOVEM TALENTO

Jovem carateca de São Vicente é convocada para representar o Brasil no Pan-Americano 2023

Thalita Rodrigues de Souza mostrará seu talento no campeonato disputado no Chile após se destacar em competições nacionais

Da redação
Publicado em 07/06/2023, às 09h52 - Atualizado às 11h06

FacebookTwitterWhatsApp
Thalita Rodrigues é convocada para representar a Seleção Brasileira de Karatê no Pan-Americano 2023  Menina mostrando várias medalhas de karatê em seu pescoço. - Divulgação/ Prefeitura de São Vicente
Thalita Rodrigues é convocada para representar a Seleção Brasileira de Karatê no Pan-Americano 2023 Menina mostrando várias medalhas de karatê em seu pescoço. - Divulgação/ Prefeitura de São Vicente

Thalita Rodrigues de Souza, uma jovem carateca de 15 anos, foi convocada para representar a Seleção Brasileira de Karatê no Pan-Americano 2023 que será realizado no Chile em agosto.

Em reconhecimento à conquista, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, recebeu Thalita em seu gabinete no dia 5 acompanhado pelo secretário de Esportes Wagner Paraguay. Também estavam presentes o sensei Lucas Mitsuo Higa e a mãe da atleta, Ivanilda Rodrigues da Silva.

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

O prefeito expressou sua satisfação em apoiar talentos esportivos da cidade. “É muito gratificante poder prestigiar os talentos da nossa cidade no esporte. Quando um atleta representa São Vicente, carrega o nome de outras 370 mil pessoas. Thalita conseguiu mais do que isso, pois levará o nome de um país de mais de 210 milhões de habitantes. Ela já é uma vencedora, independentemente do resultado final”, enaltece.

Thalita iniciou sua jornada no caratê em 2017, aos 9 anos de idade, por meio do Programa Jornada Ampliada (PROJAM) da Secretaria de Educação (Seduc) na Unidade Educacional Jonas Rodrigues. A inspiração veio de uma amiga que estudava com ela e contou sobre as aulas de caratê na escola. “Pedi para ela me mostrar. Conversei com o professor e, no final do dia, falei para minha mãe que gostaria de me aprimorar. Ela me inscreveu e, desde então, não parei mais”, contou a atleta.

Além dos treinos na escola, Thalita também utilizava as instalações da Associação Higa-Dojô para se preparar para competições de alto nível.

Mesmo durante a pandemia, quando os treinos precisaram ser feitos remotamente, Thalita nunca considerou desistir. “A quarentena atrapalhou um pouco. Muita gente acabou desistindo, mas ela continuou firme. Sempre mantivemos contato. Mesmo sem as aulas, Thalita mantinha sua forma treinando em casa. Isso fez toda a diferença. Quando voltamos da pandemia, ela já estava à frente”, ressaltou o sensei Lucas Mitsuo Higa.

No ano passado, ela participou de cinco campeonatos e sagrou-se campeã em todos eles. Além disso, alcançou uma conquista significativa ao ser aprovada na Graduação do 2° Kyu- Faixa Roxa de caratê, pulando da categoria iniciante para a profissional.

Em março de 2023, a jovem representou São Vicente e a Seleção Brasileira no Sul-Americano realizado em São Bernardo do Campo. Com o seu desempenho, Thalita conquistou uma medalha e garantiu o terceiro lugar na competição.

A mãe da atleta não esconde a felicidade e o orgulho. “É muito bom vê-la conquistando tudo tão nova. A gente sabe que não é um caminho fácil, que precisa batalhar muito, mas o importante é não desistir”.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

O sensei conta que Thalita está se preparando intensamente para o Pan-Americano com treinamentos diários e foco especial no preparo físico para enfrentar adversárias mais desafiadoras.

Apesar de sua juventude, Thalita tem um conselho sábio para aqueles que sonham em ingressar na modalidade. “Tem que se dedicar bastante. Ter persistência, pois o caminho não é fácil, mas o esforço no final vale a pena”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!