VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

GCM de São Vicente atua em dois casos de violência doméstica

Em ambos os casos os suspeitos foram encaminhados à delegacia

Da redação
Publicado em 06/06/2023, às 08h57 - Atualizado às 09h25

FacebookTwitterWhatsApp
Um dos casos ocorreu na tarde de domingo (4) no calçadão da Praia do Itararé GCM de São Vicente atua em dois casos de violência doméstica Viatura da GCM de São Vicente estacionada na orla - Prefeitura de São Vicente
Um dos casos ocorreu na tarde de domingo (4) no calçadão da Praia do Itararé GCM de São Vicente atua em dois casos de violência doméstica Viatura da GCM de São Vicente estacionada na orla - Prefeitura de São Vicente

A Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM) atuou em dois casos de violência doméstica na cidade na semana passada.

Na tarde de domingo (4), por volta das 17h, os agentes realizavam patrulhamento preventivo pelo calçadão da Praia do Itararé, quando foram acionados por uma munícipe pedindo ajuda. Ela informou que o ex-companheiro havia danificado alguns de seus bens (óculos, celular e uma camisa). Afirmou, ainda, que ele a prendeu em seu apartamento por mais de uma hora, impedindo-a de sair. 

“Todas as vezes em que tentei fugir, ele me agredia. Só consegui me desvencilhar no momento em que chegamos às vias de fato”, relatou.

Segundo ela, o homem estava perseguindo-a no calçadão e, ao avistar a presença da viatura, tentou evadir-se. Imediatamente os agentes iniciaram a busca e conseguiram localizar o suspeito. Ambos foram encaminhados à Delegacia Sede do município, onde foi elaborado Boletim de Ocorrência por violência doméstica, lesão corporal e dano.

Já no dia 31 de maio, a GCM foi acionada para atender a uma ocorrência na Casa de Passagem, localizada na Praça Bernardino de Campos, no Centro. No local, de acordo com os profissionais, foi encontrada uma mulher que estava sendo ameaçada, cujo ex-companheiro tentava entrar à força no local, proferindo xingamentos a ela. A vítima possuía medidas protetivas contra ele.

A equipe da GCM interveio e deteve o infrator, conduzindo-o à Delegacia da Mulher (DDM), onde ficou à disposição da justiça.

Guardiã Maria da Penha

Trabalhando métodos preventivos em defesa à mulher, a GCM de São Vicente desenvolveu o projeto Guardiã Maria da Penha, iniciativa que atende, de forma especializada, cidadãs que sofreram violência doméstica, inclusive acompanhando vítimas que possuam medidas protetivas.

A GCM reitera que violência doméstica não se restringe a contato físico. A Lei Maria da Penha classifica as formas de agressão à mulher como: violência patrimonial, sexual, física, moral e psicológica.

Leia também: São Vicente: inauguração do Píer dos Apaixonados teve até pedido de casamento

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!