Ave foi resgatada pela Guarda Civil Ambiental no bairro do Humaitá, em São Vicente, com uma asa quebrada
Um falcão carcará (Caracara plancus) foi resgatado do quintal de uma residência localizada no bairro Humaitá, em São Vicente, no litoral de São Paulo, na tarde de quarta-feira (19).
A Guarda Civil Ambiental (GCM) foi acionada pelo morador, e logo foi até o local. Os profissionais que atenderam a ocorrência constataram que a ave estava com a asa quebrada. O animal será enviado para o Orquidário de Santos.
A GCM Ambiental de São Vicente lembra que não se deve alimentar, resgatar, perseguir ou capturar animais. O procedimento correto é entrar em contato com equipes técnicas e especializadas. Para isso, estão disponíveis os telefones 153 ou (13) 3467 7434.
O carcará é uma das aves de rapina mais comuns no Brasil. Ele pode ser encontrado tanto no interior, como em praias e até em grandes cidades. É também uma ave grande e robusta, com uma envergadura de asas que pode chegar a até 1,3 metros.
Sua alimentação inclui uma variedade de itens, como pequenos mamíferos, aves, répteis, anfíbios, insetos, peixes, carniça e, às vezes, até mesmo frutas. A capacidade de se alimentar de carcaças de animais mortos o torna um importante "faxineiro" do ecossistema, ajudando a limpar o ambiente de restos animais em decomposição.
O carcará não é considerado ameaçado de extinção, muito devido à sua capacidade de se adaptar a ambientes alterados pelo homem. No entanto, como todas as espécies de aves de rapina, o carcará ainda pode enfrentar ameaças locais, como a perda de habitat.
Leia também: Que delícia: vem aí o 8º Festival Gastronômico de São Vicente
Comentários