PRAIAS

Erosão nas praias de São Vicente será mapeada pela Defesa Civil

Estudo vai analisar impactos das ondas, correntes e marés na faixa costeira

Da redação
Publicado em 21/05/2022, às 14h41 - Atualizado às 14h58

FacebookTwitterWhatsApp
Praia dos Milionários Praia dos Milionários São Vicente Praia dos Milionários em São Vicente - Foto: Guilherme Brandão
Praia dos Milionários Praia dos Milionários São Vicente Praia dos Milionários em São Vicente - Foto: Guilherme Brandão

A partir desta segunda (23), a Defesa Civil de São Vicente, no litoral de SP, começa um mapeamento geológico nas praias da cidade. O estudo “visa mostrar os impactos dos processos oceanográficos na costa, como as ações das ondas, correntes e marés, principalmente devido às ressacas”, disse a gestão municipal. 

O mapeamento será conduzido pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), em parceria com a Defesa Civil da cidade. A estimativa é que o estudo seja realizado ao longo da semana nas faixas de areia das Praias do Gonzaguinha, Milionários, Itararé, Porto das Naus (Av. Tupiniquins), Parque Prainha, Rua Japão e Ilha Porchat.

Durante as análises, a circulação de pessoas e a realização de atividades nas praias estarão proibidas, disse a gestão municipal. Além da coleta de imagens por drone, o estudo prevê a coleta de sedimentos para análises laboratoriais. As imagens vão possibilitar a leitura das variações na linha de costa durante, no mínimo, um ano.  

O estudo vai embasar uma atualização da carta geotécnica de São Vicente, prevista para 2023. O documento é utilizado no planejamento de ações de segurança climática da cidade. A carta geotécnica atual, de 1978, tem mais de 40 anos.  

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!