LEGADO DE UMA VIDA

Brasileiro que sobreviveu ao holocausto, Andor Stern, falece aos 94 anos

Andor perdeu a mãe para a câmara de gás em Auschwitz e, após passar por torturas inimagináveis no campo de concentração, foi jogado em um container trancado, junto de outros judeus, largados para morrer

Da redação
Publicado em 07/04/2022, às 11h05 - Atualizado às 14h46

FacebookTwitterWhatsApp
Falece aos 94 anos, Andor Stern, brasileiro que sobreviveu ao holocausto - Reprodução
Falece aos 94 anos, Andor Stern, brasileiro que sobreviveu ao holocausto - Reprodução

O brasileiro, Andor Stern, que sobreviveu aos horrores do holocausto, faleceu aos 94 anos na manhã desta quinta-feira (7). Andor dedicou grande parte de sua vida, após escapar dos campos de concentração, ao ensinamento sobre os horrores do nazismo e da intolerância no geral.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApphttps://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

“Andor dedicou grande parte de seu tempo às suas palestras sobre o Holocausto, ensinando os horrores do período para que não se neguem nem se repitam, e motivando as pessoas a valorizarem e agradecerem à vida e à liberdade. O carinho de vocês sempre foi muito importante para ele”, revela a nota de falecimento nas redes sociais do autor.

Andor perdeu a mãe para a câmara de gás em Auschwitz, e após passar por torturas inimagináveis no campo de concentração, foi jogado em um container trancado, junto de outros judeus, largados para morrer.

Após dias, com colegas morrendo ao seu lado, bebendo urina e comendo dejetos humanos, as tropas inimigas da Alemanha encontraram o local, destrancaram o container e liberaram as últimas vítimas sobreviventes.

Andor nasceu no Brasil e foi ainda criança para a Alemanha, sendo arrebatado pela segunda guerra. Retornou ao Brasil e construiu sua vida com liberdade no país.

O velório acontece hoje às 14h, com enterro às 15h no Cemitério Israelita do Embu. Estr. Keishi Matsumoto, 7 - Jardim Tome, Embu das Artes - SP, 06805-450.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!