ESGOTO NO RIO

Vídeo mostra que problema do suposto despejo de esgoto no rio Una, em São Sebastião, continua

O local é um dos mais bonitos, admirados e preservados do litoral norte de SP

Da redação
Publicado em 05/02/2023, às 11h53 - Atualizado às 11h57

FacebookTwitterWhatsApp
Lugar de natureza exuberante, a Barra do Una recebe turistas o ano todo BARRA DO UNA Visão aérea da Barra do Una - Prefeitura Municipal de São Sebastião/SP
Lugar de natureza exuberante, a Barra do Una recebe turistas o ano todo BARRA DO UNA Visão aérea da Barra do Una - Prefeitura Municipal de São Sebastião/SP

Após publicação nas redes sociais nos últimos dias sobre um líquido de tom escuro contendo espuma que jorra para o curso d’água nas margens do rio Una, próximo à rodovia Rio-Santos, em Barra do Una, em São Sebastião, o problema continua.

A moradora denunciou o problema novamente. “Apesar de ter sido divulgado recentemente por uma página e uma nota da Sabesp onde alegam que nada de anormal foi identificado (legal seria se o laudo de análise da água fosse divulgado), a situação é essa. Os resíduos estão concentrados onde há acúmulo de galhos e folhas (reparem na colocação e espessura). Aguardemos novos posicionamentos”, escreveu.

O Portal Costa Norte procurou as autoridades para um posicionamento oficial.

A Sabesp disse à época que tomou conhecimento dos fatos e, segundo a companhia, a origem do esgoto foi decorrente de um sistema particular.

Uma inspeção foi realizada pelos técnicos da empresa, tanto na Estação de Tratamento (ETE Barra do Una) quanto nas demais instalações que compõe o Sistema de Esgotamento Sanitário, e verificou que os equipamentos operavam normalmente, sem qualquer ocorrência de falha e/ou sinais de extravasamento.

Os técnicos da Sabesp também foram até a parte do rio Una, onde foram feitas as imagens divulgadas no vídeo. No momento da inspeção, não havia qualquer sinal de extravasamento. A empresa acionou a fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para identificar a origem do material registrado na filmagem.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Barra do Una), próximo ao ocorrido, foi vistoriada pela fiscalização ambiental da prefeitura e, de acordo com a Sabesp, foi constatado a operação regular do processo de tratamento.

Por fim, a Sabesp afirmou que vai continuar monitorando o local e qualquer ocorrência pode ser comunicada pelos canais de atendimento da Sabesp, pelos telefones 0800 0550195 ou 195 (as ligações são gratuitas) ou pela Agência Virtual no https://agenciavirtual.sabesp.com.br/

Procurada, a prefeitura não se manifestou até o fechamento desta matéria.

Funcionários da Sabesp verificaram o local, mas não constataram o despejo de esgoto no rio RIO UNA Rio Una, próximo a rodovia Rio-Santos (SABESP)

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!