APRENDENDO BRINCANDO

Verdescola oferece oficina de férias para crianças da costa sul de São Sebastião

Cerca de 350 alunos da região participam de brincadeiras, jogos e esportes durante o período de recesso escolar

Da redação
Publicado em 10/07/2023, às 09h55 - Atualizado às 10h19

FacebookTwitterWhatsApp
Desde o início de julho, os lápis, livros e cadernos deram lugar a mais tempo para brincadeiras e esportes Verdescola oferece oficina de férias para crianças da costa sul de São Sebastião - Foto: Divulgação/Verdescola
Desde o início de julho, os lápis, livros e cadernos deram lugar a mais tempo para brincadeiras e esportes Verdescola oferece oficina de férias para crianças da costa sul de São Sebastião - Foto: Divulgação/Verdescola

Durante as férias escolares, os alunos do Verdescola, em São Sebastião, têm a opção de continuar frequentando o instituto para aprender de forma divertida. Cerca de 350 alunos seguem a programação da oficina de férias e participam de atividades com jogos, esportes e artes.

Esta já é uma prática adotada desde 2014 no instituto. Os alunos entram em férias na escola regular e a ONG acolhe crianças e adolescentes matriculadas no Verdescola, entre 4 e 15 anos, para atividades em dois turnos: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

O objetivo é garantir que eles sejam assistidos enquanto os pais estão trabalhando. “Temos uma responsabilidade muito além da educação de qualidade no contraturno escolar. Nós lutamos também para diminuir situações que expõem nossos alunos à vulnerabilidade das ruas”, explica a gerente pedagógica do Instituto Verdescola, Elane Tonin.

A programação é separada por faixa etária. No Infantil, por exemplo, a dinâmica trabalha o lúdico e a construção do imaginário com teatros, brincadeiras, rodas de conversas e a coordenação motora, com gincanas e esportes.

Para os alunos que frequentam o Fundamental I, de 1º a 5º ano, as habilidades cognitivas e lúdicas são desenvolvidas por meio de atividades com sucata e aulas de música. A parte motora é desenvolvida em jogos cooperativos, aulas de judô e ioga. Já os alunos do Fundamental II, de 6º a 9º ano, têm uma programação diferenciada.

“Nós tivemos um outro olhar para os adolescentes. Eles gostam muito de ficar no computador, então trabalhamos atividades para chamar a atenção deles. Uma delas é o Escape Room, uma sala cheia de enigmas para eles desvendarem e conseguirem sair”, conta Elane. 

No ‘Escape Room’, os alunos são monitorados e recebem orientações de professores por meio de câmeras para acharem as respostas que levam à chave para sair da sala.

Outra atividade voltada para essa faixa etária é o xadrez, que já está incorporado à rotina de aulas no Instituto, mas, durante a oficina de férias, tornam o desafio mais emocionante, com um campeonato entre as turmas.

Para a doutora em educação, Elane Tonin, o processo de aprendizagem vai além dos livros, cadernos e exercícios diários. O momento do descanso e do entretenimento são fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

“O planejamento adequado e alinhado ao interesse de cada faixa etária permite que haja aprendizado durante as brincadeiras, jogos, danças e demais atividades que, num primeiro momento, são vistas apenas como puro entretenimento. Brincar também educa”.

Elane destaca que a Oficina de Férias tem um papel social muito importante para os alunos. “Eles vêm para o Verdescola para não perderem o contato social. A interação com os colegas é saudável e necessária, especialmente neste ano. Assim eles não ficam pensando no que passaram em fevereiro”, conclui.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!