UNIVERSIDADE PARA TODOS

Verdescola inicia Cursinho Pré-Vestibular em São Sebastião na próxima segunda-feira

Trinta alunos da região foram participam de curso preparatório gratuito para o Enem e vestibulares

Da redação
Publicado em 25/03/2023, às 08h50 - Atualizado às 08h53

FacebookTwitterWhatsApp
Em 2022, três alunos deste projeto conquistaram vagas na Universidade de São Paulo (USP). Verdescola inicia Cursinho Pré-Vestibular em São Sebastião na próxima segunda-feira Estudantes em sala de aula - Imagem: Divulgação / Instituto Verdescola
Em 2022, três alunos deste projeto conquistaram vagas na Universidade de São Paulo (USP). Verdescola inicia Cursinho Pré-Vestibular em São Sebastião na próxima segunda-feira Estudantes em sala de aula - Imagem: Divulgação / Instituto Verdescola

O Instituto Verdescola inicia, nesta segunda (27), o Cursinho Pré-Vestibular gratuito para adolescentes da Vila Sahy, em São Sebastião, e do entorno. Neste ano, 30 alunos serão assistidos pelo programa que conta com apoio do Sistema Anglo.

O programa é voltado para alunos que cursam o Ensino Médio ou que já se formaram em escolas públicas ou que tenham bolsa de, pelo menos, 70% em escola particular. O objetivo é fazer com que eles tenham acesso à universidade, seja ela pública ou por meio de bolsas ou descontos em faculdades privadas.

O analista pedagógico do Cursinho Pré-Vestibular do Verdescola, Alencar Gonçalves Alcantara Júnior, foi aluno de um cursinho gratuito e enxerga a oportunidade de estudo como uma ferramenta social. “Eu iniciei dentro de um cursinho popular, na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru. Graças a esse cursinho eu ingressei na própria Unesp, que é uma universidade pública, me tornei coordenador e professor no cursinho que eu fiz parte e, depois, fui para cursinhos populares. Hoje, trabalho com esse propósito”, explica.

“Ver os jovens investindo no futuro é um dos propósitos do Instituto Verdescola”, revela Maria Antonia Civita, fundadora da ONG. Para ela, é fundamental ter o apoio psicossocial atrelado às atividades que auxiliam na progressão do conhecimento. “É por meio do estudo que teremos vidas, famílias e sociedade transformadas”.

Alencar acredita que o acesso à universidade é um direito de todos. “É um sonho da maioria, mas muitos não conseguem nem vislumbrar a possibilidade de ingressar em uma universidade ou faculdade. Para alguns, é um sonho muito distante, se não irreal. Isso que fazemos, para mim, significa resistência, acesso ao direito”, completa.

No cursinho, os educadores também auxiliam os alunos com a disciplina Projeto de Vida, que mostra o que é uma universidade, quais são as opções, o mundo das Instituições de Ensino Superior (IES), além de receberem o suporte de todo o conteúdo que cai nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Cursinho Pré-Vestibular acontece de segunda a sexta-feira, das 16h20 às 20h.

Do Verdescola para a Universidade

Em 2022, três alunos deste projeto, que também integram a classe descentralizada da Escola Técnica Estadual (Etec) de São Sebastião, do Centro Paula Souza (CPS), conquistaram vagas na Universidade de São Paulo (USP).

Brendon Morais, Lucas Souza da Conceição e Pedro Emanuel Martins prestaram, pela primeira vez, o concorrido vestibular da USP e foram aprovados, respectivamente, nos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Matemática Aplicada.

Sobre o Verdescola

O Instituto Verdescola foi fundado em 2005 por Maria Antonia Civita. É uma organização não governamental sem fins lucrativos que atende diariamente cerca de mil crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar. O público alvo do projeto são crianças de 4 a 14 em horário de contraturno escolar, mas cerca de 300 alunos do ensino médio também são atendidos na ONG.

O instituto Verdescola está localizado na Rua Marginal, 44, Vila Sahy, em São Sebastião (SP).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!