Verdescola deve expandir atuação e se tornar polo educacional


Costa Norte
Publicado em 15/09/2013, às 06h58 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h06

FacebookTwitterWhatsApp

Costa Norte
Costa Norte
Fatec/Etec pode ser a mais nova parceira

O Instituto Verdescola, que atende em Barra do Sahy, costa sul de São Sebastião, cerca de 600 crianças no contraturno escolar, pode expandir sua atuação e se tornar um grande polo educacional para toda a região, incorporando em suas atividades uma grade de cursos profissionalizantes. A possibilidade foi levantada durante visita técnica realizada no último dia 9, às obras de construção da nova sede da instituição. Na presença do prefeito Ernane Primazzi, da secretária de Educação do município, Angela Couto, e da superintendente do Centro Paula Souza Laura Lagana, a fundadora do Verdescola Maria Antonia Civita destacou o potencial de atendimento às necessidades da população. “O projeto Verdescola já atende mais de 600 crianças nos contraturnos das escolas com várias atividades. Abrindo esta oportunidade, quantos mais não poderemos atender?”, justificou. Já o prefeito lembrou que moradores não apenas da costa sul, mas de todo o município buscam alternativas para sua capacitação, com cursos técnicos, rápidos e profissionalizantes: “Há uma demanda com as novas obras que a cidade vem recebendo e precisamos fechar parcerias para que seja possível qualificar a mão de obra local”, argumentou. Na avaliação da superintendente do Centro Paula Souza Laura Lagana, o empreendimento conta com estrutura ideal para receber os cursos oferecidos pela Fatec/Etec. Segundo ela, uma proposta será enviada à prefeitura relacionando os temas que podem ser implementados de acordo com a demanda local. A secretária de Educação Angela Couto acredita que essa ação integrada com a Etec é fundamental para que a definição dos cursos seja a correta em relação às expectativas da população e necessidades de mercado. “Precisamos avaliar conjuntamente quais são as nossas demandas, para não desperdiçarmos esforços. Temos o CIP e o ideal é não conflitar os cursos oferecidos pelas duas unidades”, destacou.

Novo prédio A entrega do novo prédio em construção para abrigar o Instituto Verdescola é aguardada com ansiedade pela comunidade da Vila Sahy, na costa sul. O equipamento oferecerá mais estrutura e espaço para o desenvolvimento das atividades com crianças, adolescentes, jovens e adultos. A nova estrutura está em andamento num terreno de 4,5 mil m² cedido pela prefeitura, e a obra terá mais de 2,9 mil m² de área construída, com salas de música, arte, balé, informática, leitura, educação ambiental, acompanhamento escolar, brinquedoteca, biblioteca, refeitório, oficinas de geração de renda para as mães, oficinas de capacitação para os jovens, cozinha para capacitação das mães, e quadra poliesportiva, entre outros.

O instituto O objetivo do Verdescola, criado em 2005, é promover a conscientização socioambiental por meio do ensino para a sustentabilidade. Sua ação difunde e promove a consciência ambiental dentro e fora do âmbito escolar, além de desenvolver trabalhos focados na formação de grupos produtivos para a geração de renda, formando consequentemente cidadãos conscientes e comprometidos, capazes de contribuir para que valores éticos como cooperação, solidariedade, generosidade, tolerância, dignidade e respeito à diversidade possam permear o cotidiano das pessoas.

Atividades Atualmente, as atividades desenvolvidas na sede provisória que funciona dentro da comunidade Vila Sahy são: arte ambiental, balé, brinquedoteca, capoeira, comunicação e expressão, culinária, educação ambiental, grafite, hip hop, informática, inglês, leitura e interpretação, música e percussão, valores humanos, oficina de customização em parceria com o Instituto Adelina, dentre outras. O instituto também oferece cursos à comunidade. De segunda à sexta-feira, são servidas duas refeições por período. A média mensal é de 10.460 refeições, com supervisão de consultoria nutricional. A nova estrutura está em andamento e, segundo Maria Antônia Civita, deve ser entregue no início de março de 2014. Além da comunidade da Vila Sahy, o Verdescola atende moradores dos núcleos Baleia Verde e Vila Paraíso.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!