Por Marina Aguiar
Vereador fundou a Frente Parlamentar na última gestão, em 2009Vereadores do Litoral Norte e Bertioga se reuniram na quarta-feira (13), na Câmara de São Sebastião para eleger o novo presidente da Frepap (Frente Parlamentar) do Litoral Norte. Valdir Veríssimo (PPS), vereador de Ilhabela, criou a Frente na em sua última gestão, em 2009, e foi eleito pela segunda vez. Ele assumirá um mandato de dois anos e já tem projetos para o mandato.
Veríssimo quer elevar as discussões das cinco cidades (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Ilhabela e Bertioga) em nível nacional. “Temos várias prioridades, o Hospital Regional é uma conquista e vem para região. Compete ao executivo e ao governador decidir aonde será instalado”, explica.
O tratamento do lixo também será prioridade nessa gestão. Segundo Veríssimo, as cidades do litoral norte fazem transbordos, mas terão que começar a tratar o próprio lixo. “Há alguns estudos apenas, e Caraguatatuba tem um lugar previsto para a usina, mas Ilhabela precisa pensar em algo rápido”, declara o vereador.
O anfitrião, vereador Marcos Tenório (PSC), é presidente da Câmara de São Sebastião e salientou a importância de Bertioga na Frente. “Temos o acesso da Rio-Santos em comum, a praia de Boraceia que faz parte de Bertioga e São Sebastião. É importante que Bertioga faça parte do Frepap”, disse Tenório.
Luis Henrique Capellini (PR), presidente da Câmara de Bertioga, foi eleito o 2º secretário da Frepap e divide interesses com as cidades vizinhas. Ele e Toninho Rodrigues (DEM) representaram Bertioga na eleição e afirmam que vão lutar pela proximidade do Hospital Regional à Cidade.
A Frepap foi criada em 2009 para dar força política a projetos da região, como a criação de um Hospital Regional e a questão da Usina de Lixo em cada cidade, mas os membros deram pausa nas atividades durante os últimos dois anos. Em sua retomada, a frente trouxe de volta o primeiro presidente e projetos iniciados no passado.
A Frente formada por todos os vereadores da região discutirá a localização do Hospital Regional, que será em São Sebastião ou Caraguatatuba; a usina de lixo; segurança pública, royalties; e até um possível aeroporto na região.
As reuniões da Frepap são ordinárias e mensais, ocorre toda terceira e quarta-feira do mês. A próxima reunião formalizará as comissões de cada cidade na Câmara de Caraguatatuba, no dia 17 de abril, às 15 horas. Maiores informações pelo telefone (12) 3881-1756.
Comentários