Os tamborins das escolas de samba de São Sebastião já estão aquecidos. Os animados ensaios das baterias e o gingado das belas passistas para lá de animadas contagiam quem prestigia os preparativos para o Carnaval sebastianense 2013, que estão a todo vapor. Para tornar esta festa ainda melhor do que a do ano passado, os integrantes das quatro agremiações carnavalescas da cidade trabalham muito nas fantasias, carros alegóricos e já têm na ponta da língua os sambas-enredo que agitarão a avenida na noite de domingo (10) a partir das 21h. Agora falta pouco para que as escolas apresentem o melhor desfile da região, com um show de samba, luzes, cores e animação.
Local O Carnaval 2013, em São Sebastião, tem início na sexta-feira, dia 08, às 21h, na Rua da Praia, no Centro Histórico, com a entrega da chave da cidade à Corte Momesca.
X-9 A primeira escola a desfilar será o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba X-9 do Litoral Norte, do bairro Canto do Mar, na Costa Norte, sob o comando do presidente Antonio Firmino dos Santos, o Simonal. A X-9, de cores verde, vermelho, amarelo e branco, trará para o Carnaval 2013 três carros alegóricos, dois casais de mestre sala e porta bandeira (primeiro casal: Jairo e Simone; segundo casal: Antônio e Antônia), 65 ritmistas, nove alas e cerca de 350 integrantes no total. Com o enredo “Alegria Alegria X-9 na Folia”, a escola pretende homenagear os artistas de circo. A letra e a música são de Fabiano Sorrido e PH do Cavaco.
Mocidade Independente De acordo com o presidente do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Independente da Topolândia, João Roberto Alves, o Beto, musicalizar o amor foi a grande aposta da escola, a segunda a desfilar. “Este ano entraremos na avenida com o enredo ‘Aqui na Mocidade tem amor’, com destaque para grandes romances como Romeu e Julieta, de Shakespeare”, informou Beto. Para brilhar ainda mais na avenida e encantar o público, a escola ‘verde e rosa’ trará três carros alegóricos, dois casais de mestre sala e porta bandeira (primeiro casal: Edson e Angélica; segundo casal: Marlon e Renata), 60 ritmistas, 5 alas, um total de 450 componentes. A letra e a música do samba-enredo são de Edirley e Rudney Fernandes, Leopoldo, Nino Barbosa e Jotar. Acadêmicos O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de São Francisco, da região central, busca o troféu pela oitava vez apostando no enredo “Adrenalina e Emoção”, que retrata a força e determinação dos esportistas radicais. “Vamos homenagear os atletas radicais e também a cidade, local propício para atividades como o surf e skate”, comentou o presidente Luiz Fernando Fortunato, o Peixe. A escola, que tem como símbolo a águia e as cores vermelho e branco, levará para o desfile três carros alegóricos, um casal mestre sala e porta bandeira (Robinson Silva e Thais Paraguaçu), 60 ritmistas, oito alas e 320 figurantes.A música e o enredo são de Marcus Airlo, Peixe, Thiago Corrêa e Júlio de Souza.
Ki-Fogo Para finalizar a noite de desfile, mas não menos importante, o último a sacudir a avenida será o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Ki-Fogo, do Pontal da Cruz, também da região central da cidade. Com suas cores verde, vermelho e branco, vem com o enredo “Entre a Cruz e a Espada” de Thiago Correa. Na avenida, serão três carros alegóricos, um casal de mestre sala e porta bandeira (Dedé e Gracileine), 60 ritmistas, quatro alas e 450 figurantes. De acordo com o presidente Willer Frederico Borges, a escola levará o público a uma verdadeira viagem no tempo, contando a história das cruzes. “Falaremos desde as cruzes de As Cruzadas, até a lenda da Pedra da Cruz, daqui do bairro Pontal da Cruz”, explicou.
Comentários