Os animais foram encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses, onde ficarão de quarentena e passarão por cuidados veterinários
Gabriela Petarnella
Publicado em 15/09/2023, às 15h51
Na quarta-feira (13), a prefeitura de São Sebastião recolheu 11 cachorros das ruas, especialmente das praças do Coreto e Artesão no Centro, que estavam oferecendo risco à população. No mesmo dia, uma moradora local que estava de passagem pela Praça do Coreto fora mordida por um destes cachorros sem motivo aparente.
Os animais pertenciam aos moradores de rua e foram todos encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para receberem tratamento veterinário, vermifugação, vacinação, aplicação de carrapaticida, tratamento contra pulgas, castração e microchipagem
A veterinária chefe do CCZ Marcella Christoff ressalta que os cachorros ficarão em quarentena e passarão por exames completos conforme protocolo padrão. Ela destaca a importância de manter os animais vacinados, principalmente contra a raiva, e sob os cuidados de seus tutores, não permitindo que fiquem soltos em áreas de circulação pública fazendo o uso correto de coleiras e guias.
O estado de saúde da munícipe mordida, a gravidade da mordida e os procedimentos que ela terá de seguir não foram divulgados, e a redação não obeteve resposta da administração até o fechamento desta matéria.
Entretanto, o alerta à população é de que em casos de incidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos, deve-se procurar imediatamente o atendimento médico para avaliação e monitoramento. É importante que tutores de cães e gatos vacinem seus pets anualmente com a vacina antirrábica, disponível de forma gratuita no CZZ.
Gabriela Petarnella
Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo