A Seesp (Secretaria de Esportes) de São Sebastião vai promover neste sábado (13) uma aula especial de kobu-do, ou seja, o uso de armas antigas de Okinawa, no Japão, entre eles, bô (bastão) e nuchaku. Segundo informações do sensei Marcos Fortes, professor da modalidade na escola de karate-do e kobu-do Shinshukan, o evento é gratuito e terá início às 8h30, no ginásio poliesportivo José de Souza Gringo, o Gringão, no Topovaradouro, região central da cidade.
Duas das antigas armas usadas: nunchaku e bastão (bô)Comitiva De acordo com ele, quem ministrará a aula – destinada aos caratecas com graduação de 6º Kyu (faixa amarela) em diante, ou faixas brancas acima de 10 anos –, será o sensei 6º dan de karatê e 7º dan de kobu-do, Hirokazu Shinzato. Além dele, fazem parte da comitiva convidada, os senseis Maurici Aragão Tavares, 5º dan de karatê e 4º dan de kobu-do; Maurício Yamashiro 3º dan de karatê e shodan de kobu-do e Orfeu de Souza, 7º dan karatê e 4º kyu kobu-do, os quais ministrarão a aula introdutória ao kobu-do.
Desde 2011 Fortes informou que Hirokazu já havia manifestado, no ano passado, sua vontade em participar dessa iniciativa na cidade. “Estamos muito felizes e honrados com a presença do sensei Hirokazu que nos havia dito sobre seu interesse em nos visitar e nos ajudar a implantar o kobu-do em nossa cidade, e no último Campeonato Brasileiro, ele e o mestre Masahiro Shinzato me fizeram este convite”, lembrou.
Empolgação Conforme declarou o professor da Seesp, os alunos estão muito empolgados com a ideia. “Estão ansiosos para ter contato com esta arte marcial que tem alcançado grande repercussão dentro e fora do Brasil”, acrescentou. Segundo explicou Marcos Fortes, a atividade também faz parte da programação de comemoração do Karate Day, evento mundial que visa introduzir o karate-do nos próximos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016, comemorado no dia 07 de setembro.
Origem O kobu-do de Okinawa que pode ser traduzido como ko (koryu) – antigo, bu (buguen) – arte marcial e do – caminho, ou seja, ‘Caminho das Antigas Artes Marciais’ de Okinawa tendo por objetivo fortalecer as aptidões e qualidades físicas de seus praticantes, isto é, o corpo, o físico e a mente do karateca. A modalidade é utilizada apenas como esporte demonstrativo em campeonatos em apresentações de kata (formas de ataque e defesa), utilizando as principais armas como bô (bastão), nunchaku, sai, tonfa (tunqua) e a kama.
Agrícolas “As restrições impostas aos camponeses de Okinawa, ilha principal do arquipélago conhecido como Ryukyu, atualmente parte integrante do Japão, proibiam seus moradores de carregarem armas, isso fez com que estes passassem a adaptar ferramentas agrícolas, criando um sistema marcial desenhado para que pudessem se defender de possíveis ataques”, explicou Fortes.
Inscrições As inscrições serão feitas das 8h às 9h, mediante a doação de um brinquedo, os quais serão doados à instituição social de amparo à criança pela própria Secretaria de Esportes de São Sebastião.
Curso O curso, propriamente dito, terá início às 9h, com aulas de bô (bastão) até às 11h30. A aula será retomada às 14h com aulas de nunchaku, até à 16h30.
Serviço Cada participante deverá levar seus instrumentos; o bastão poderá ser de bambu.
“Estamos muito felizes e honrados com a presença do sensei Hirokazu” Marcos Fortes, professor da modalidade
Comentários