O município de São Sebastião se destacou numa pesquisa realizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) do Estado de São Paulo, realizado em 574 hospitais públicos paulistas. O levantamento apontou o nível de qualidade da estrutura e atendimento dos mesmos. Quem opinou para que o resultado fosse avaliado foram os próprios pacientes internados. Em São Sebastião, o Hospital de Clínicas ficou acima da média estadual, informou o prefeito, Ernane Primazzi (PSC), nesta segunda-feira (24).
No quesito internação, cidade conquistou nota 8,97 – a maior entre o conjunto dos hospitais do SUSA análise foi dividida em duas categorias: internações e partos. A nota de São Sebastião no 1º item foi de 8,97, enquanto a média para o conjunto de hospitais do SUS foi de 8,86.
Em relação aos partos, os pacientes deram como nota para o hospital sebastianense 8,46, acima dos 7,98 que foi a média do Estado de São Paulo.
Objetivo
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, essa pesquisa teve como objetivo não apenas conhecer a qualidade dos hospitais segundo a opinião dos pacientes, mas também verificar a veracidade e adequação das informações dos atendimentos registradas pelos hospitais e serviços de saúde prestados nos sistemas de informação do SUS.
Cartas aos pacientes
Para compor os dados, foram encaminhadas cartas para todos os pacientes internados nos hospitais, que realizaram procedimentos médicos e que receberam medicamentos especializados, em meses selecionados, que continham informações da internação, procedimentos e medicamentos. Cada paciente foi convidado a remeter de volta um cartão resposta.
No quesito internação, os pacientes ainda puderam avaliar a equipe médica e de enfermagem, assim como a estrutura, conservação e limpeza do hospital. Os horários de visita, informações sobre a doença e tratamento também foram levados em consideração.
Específica
Já na categoria “partos”, a Secretaria realizou uma pesquisa específica focando também a humanização do procedimento. As questões respondidas pelo paciente incluíam informações sobre a permissão de acompanhante durante o trabalho de parto; se o bebê fica no quarto com a mãe após o nascimento; e se foram realizados procedimentos para aliviar a dor no parto.
Funcionários
O prefeito comemorou a notícia e atribuiu o resultado às ações realizadas na área da Saúde e também a equipe de trabalho do local. “Estão todos de parabéns! Essa conquista é dos funcionários e da população”, concluiu.
Comentários