LITORAL NORTE EM ALERTA

São Sebastião enfrenta fortes chuvas e entra em estado de alerta

Em Juquehy foram registrados 114,2 milímetros de chuva em menos de 24 horas; Defesa Civil registrou alagamentos e orienta moradores sobre riscos de deslizamentos

Da redação
Publicado em 13/06/2023, às 11h31 - Atualizado às 12h04

FacebookTwitterWhatsApp
São Sebastião registra estragos após chuvas na manhã de hoje (13) Chuvas intensas em São Sebastião - Reprodução
São Sebastião registra estragos após chuvas na manhã de hoje (13) Chuvas intensas em São Sebastião - Reprodução

A cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, amanheceu nesta terça-feira (13) enfrentando as consequências das fortes chuvas que atingiram a região, devido a uma forte frente fria que trouxe precipitações intensas e queda de temperatura, deixando autoridades e moradores em estado de alerta.

Segundo a Defesa Civil, a cidade está em alerta máximo, principalmente na região da Costa Sul, onde os impactos das chuvas têm sido mais significativos. Desde a noite de segunda-feira (12), todas as equipes estão mobilizadas nas ruas, prontas para atender as ocorrências decorrentes das intempéries. No bairro Juquehy, por exemplo, foram registrados 114,2 milímetros de chuva em menos de 24 horas.

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

Até o momento, alguns bairros já apresentam alagamentos, e a população residente em áreas de risco está sendo informada sobre a situação. Os avisos e orientações estão sendo transmitidos por meio dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs).

Em vídeos obtidos pela reportagem do Portal Costa Norte é possível ver o estrago que o temporal deixou em alguns bairros da cidade. O grande volume de chuva, acompanhado de ventos, invadiu residências e enxurradas dificultaram o trânsito local.

Veja o vídeo

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), o radar de São Roque indica a presença de áreas de instabilidade fraca a moderada sobre o município. Diante dessa situação, o risco de movimentação de massa pode se agravar, ocasionando deslizamentos pontuais e isolados.

O prefeito Felipe Augusto, juntamente com as equipes da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), está realizando vistorias nas áreas mais afetadas pelas chuvas. Até o momento, não há relatos de desabrigados.

Ressaca marítima

Além das chuvas, outro alerta informa sobre a formação de ressacas no mar, com ondas podendo atingir até 2,5 metros de altura. Navegantes, incluindo pescadores, barcos de passeio e recreação, são orientados a ficar atentos e evitar sair ao mar até que as condições melhorem.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

A previsão é de que as chuvas intensas e as ressacas persistam até o final desta semana. Em caso de emergência, é imprescindível que a população acione imediatamente a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193) para obter auxílio e suporte necessários diante de eventuais situações de risco.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!