São Sebastião é o 15º município a fazer parte do Projeto Navega SP, realizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo. O projeto será desenvolvido na Escola de Vela da cidade.
De acordo com o secretário municipal de Esportes, Wladimir Santos, para este ano, será liberada uma verba de R$ 30 mil, que deverá ser utilizada para a compra de materiais não duráveis e contratação de instrutores. “Com a vinda do projeto, teremos a oportunidade de acolher uma demanda maior de crianças e jovens sem perder qualidade no atendimento”, disse.
Ainda de acordo com o secretário, também fazem parte dos benefícios a popularização da modalidade e o fomento à vela no Litoral Norte, que é geograficamente propício para a modalidade.
Curso
A Escola de Vela, por meio do Projeto Ventos & Velas, atende mais de 60 crianças e adolescentes, de 10 a 18 anos, de segunda a sexta-feira. As turmas são divididas por iniciantes, do curso básico, e pela equipe de competição, que faz parte do curso intermediário.
Beneficiados
Segundo o coordenador do Núcleo São Sebastião, Ubiratan Matos, o Bira, o Projeto Navega SP será destinado, especificamente, aos projetos sociais da Setradh (Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano).
Bira afirmou ainda que o 1º projeto a ser beneficiado, ainda esse ano, no 2º semestre, será a Casa da Criança e do Adolescente e, posteriormente os demais projetos, como o Viração, Cidadão e o Garoçá, num total de 160 crianças beneficiadas, por ano.
Navega SP
O projeto utiliza os esportes náuticos do remo, vela e canoagem como ferramenta de inclusão social para jovens de 10 a 15 anos, estudantes da rede pública de ensino.
Benefícios
No programa, cultiva-se não só a cultura náutica, como também a integração social, o entusiasmo cívico, a consciência ecológica, o espírito de equipe e a cidadania.
Núcleos
Para cada núcleo é repassado embarcações a remo, de canoagem e a vela, além de embarcações de apoio, coletes, uniformes. O aluno ainda recebe reforço alimentar e treinamento para instrutores e monitores.
Comentários