Festividades de carnaval estavam previstas para acontecer na cidade até amanhã (21)
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, decretou, nesta segunda-feira (20), luto oficial de sete dias, em razão das fortes chuvas que assolaram o município no último final de semana, ocasionando prejuízos de toda ordem à população. Até o momento, segundo informações do governo do estado, pelo menos 35 morreram na tragédia que afetou especialmente a Costa Sul.
O decreto 8779/2023, tem efeito imediato. "O Poder Público Municipal não pode deixar de manifestar seu profundo pesar, desolação e tristeza, prestando suas condolências aos familiares e amigos das pessoas vitimadas", declara o prefeito em sua decisão. Confira o decreto na íntegra, clicando aqui.
Desde a madrugada do último domingo (19), com a ocorrência de fortes chuvas, a prefeitura tem mobilizado todas as secretarias, em conjunto com o governo do estado e federal, que também enviaram insumos e pessoal para prestar esse auxílio às vítimas.
Os bairros Barra do Sahy e Juquehy, na Costa Sul, foram os mais afetados e ficaram isolados por conta da queda de barreiras e deslizamentos na BR 101 (Rio-Santos), única via de locomoção nesta região. Os serviços de água, luz e telefonia estão comprometidos em razão de queda de postes, além do carreamento de sedimentos para estações de tratamento de água, comprometendo sua qualidade.
O governo do estado de São Paulo enviou apoio de 53 viaturas do Corpo de Bombeiros, dois cães farejadores, 53 maquinários, sete helicópteros Águia da Polícia Militar, além de outras duas aeronaves do exército brasileiro. Nesta segunda-feira (20), mais três Águias da PM deverão chegar em São Sebastião.
As festividades de carnaval no município estão canceladas por conta das chuvas que atingiram a região no último domingo (19), deixando estragos em todas as regiões, especialmente na Costa Sul, onde há pelo menos 35 vítimas fatais confirmadas.
Agora todos os esforços da prefeitura, juntamente com os governo estadual e federal, são para o resgate das vítimas, recuperação e desobstrução das vias que deixaram alguns bairros completamente isolados.
Ontem, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assinou decreto reconhecendo o estado de calamidade pública em seis municípios do litoral paulista, entre eles, São Sebastião, a mais afetada pelas chuvas, que ultrapassaram a marca dos 600 mm em menos de 12 horas.
Comentários