MAIOR DA AMÉRICA DO SUL

São Sebastião 360 anos: terminal de petróleo da Transpetro completa 54 anos

Terminal é responsável por 50% do volume de petróleo processado no país

Da redação
Publicado em 13/03/2023, às 16h44 - Atualizado às 17h08

FacebookTwitterWhatsApp
Terminal é responsável por 50% do volume de petróleo processado no país São Sebastião 360 anos: Terminal de petróleo da Transpetro completa 54 anos - Foto: Tebar
Terminal é responsável por 50% do volume de petróleo processado no país São Sebastião 360 anos: Terminal de petróleo da Transpetro completa 54 anos - Foto: Tebar

São Sebastião completa 360 anos na próxima quinta-feira (16) e traz na sua história o maior terminal da América do Sul, responsável por 50% do volume de petróleo processado no país: o Terminal Aquaviário de São Sebastião (Tebar), que completa neste mês de abril 54 anos de atividades.

Por dia, são cerca de 135 mil metros cúbicos de petróleo e 20 mil de derivados. A capacidade de armazenamento corresponde a quase sete dias do consumo nacional.

Desde 2006, o Tebar adota uma série de programas para o diagnóstico e tratamento de questões ambientais. São iniciativas como o enquadramento da destinação de resíduos e o monitoramento e a proteção de solo e águas subterrâneas no âmbito das instalações do terminal.

O Terminal Aquaviário de São Sebastião investe também em ações de responsabilidade social na região.

Vale destacar que o Terminal de São Sebastião recebe petróleo nacional e importado por navio-petroleiro e abastece as quatro refinarias do estado de São Paulo: Paulínia (Replan), Vale do Paraíba (Revap), Capuava (Recap) e Presidente Bernardes (RPBC).

O petróleo é transferido às refinarias por oleodutos, como o São Sebastião-Guararema (Osvat) que atende as refinarias de Paulínia (Replan) e Vale do Paraíba (Revap); e o Oleoduto Santos-São Sebastião (Osbat), as refinarias Presidente Bernardes (RPBC) e Capuava (Recap).

Os derivados entram e saem do terminal pelo Oleoduto Guararema-Paulínia (Osplan) e por meio de navios, com destino a outros portos do território nacional ou para exportação.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!