Projeto ‘Xadrez na Praia’ incentiva criatividade à beira mar, em São Sebastião

Costa Norte
Publicado em 02/03/2012, às 12h05 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h35

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

A Administração Municipal de São Sebastião, por meio da Seesp (Secretaria de Esportes) e da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), está desenvolvendo o projeto ‘Xadrez na Praia’, com o objetivo de levar o jogo de tabuleiro ao conhecimento daqueles que frequentam as praias da cidade.

É possível conferir o evento todos os fins de semana, das 9h às 17h, no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, região central.

Estrutura adequada

De acordo com Paulo Sergio da Silva, professor na modalidade, o complexo do Balneário foi escolhido por oferecer uma estrutura adequada ao esporte. “Por ser um espaço dinâmico e aberto a todos, o Balneário facilita o acesso e a prática do jogo de xadrez”, declara e, completa: “Além de proporcionar aos munícipes e turistas a oportunidade de conhecer o esporte.”

Pisar e entrar

Além do jogo tradicional, os interessados em aprender podem contar com um grande tabuleiro no qual é possível pisar e “entrar” literalmente no jogo, com peças de tamanho gigante.

Opiniões

“É um diferencial a mais, assim dá gosto de vir à praia todos os dias”, afirma Ítalo Arthur Claro dos Santos, de 15 anos e morador da Topolândia, região central. Para Lucas Rodrigues dos Santos, 17, morador da Enseada, na Costa Norte, a iniciativa também está aprovada. “Já participei de campeonatos de xadrez, mas nunca em um ambiente assim. Aqui é propício para o esporte”, relata.

Para participar basta ter interesse e vontade de aprender

O jogo

O xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores. Por ser estratégico, ele estimula o raciocínio e a criatividade. É um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios amadores e profissionais, além de clubes, escolas, pela internet, por correspondência e informalmente.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!