Programa DST/AIDS é o sexto melhor do estado

Costa Norte
Publicado em 17/07/2014, às 11h07 - Atualizado em 24/08/2020, às 01h33

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Teste rápido de HIV é feito regularmente pelo Cemin

O programa DST/AIDS de São Sebastião, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, no Centro Municipal de Infectologia (Cemin), está entre os seis melhores do estado de São Paulo segundo levantamento feito pela própria Secretaria Estadual da Saúde. A eficiência do serviço prestado à população é medida de acordo com os índices de natalidade e mortalidade do paciente soropositivo atendido pelo município.

De acordo com a coordenadora Leda Nicolau, do programa DST/AIDS, em São Sebastião o atendimento a estes pacientes costuma ser integral e, por conta disso, o acompanhamento muito mais próximo e com garantias de adesões a todos os serviços prestados. “Temos uma taxa de natalidade zerada desde 1996, ou seja, há 18 anos não se registra crianças com a chamada transmissão vertical – quando a mãe transmite o vírus para o bebê (por meio do parto natural)”, explicou.

Leda acrescenta ainda que os índices de mortalidade também estão em queda, e isso contribui bastante com a boa posição de São Sebastião no ranking estadual. “Em 2013 tivemos o registro de quatro óbitos, um número relativamente baixo se considerados os atendimentos feitos na cidade, que ultrapassam 500 pacientes”.

A coordenadora lembrou que, como já foram previstos pelo Ministério da Saúde, os índices de pacientes infectados pela doença estão sofrendo um aumento nos últimos anos, principalmente em homens, quando se leva em consideração o que o ministério chama de HSH, ou seja, ‘Homem que faz sexo com homem’. “Observamos que de uns anos para cá, o número de homens que se relacionam com outros homens e acabam se infectando tem crescido bastante e esta não é apenas uma tendência de cidades pequenas, como a nossa, mas, de uma maneira geral do país inteiro, como já vem sendo previsto pelo Ministério da Saúde”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!