COBRANÇA

Procon de São Sebastião multa EDP São Paulo em R$ 8,7 milhões

Motivo é o não ressarcimento de prejuízos causados por quedas de energia na cidade. Outras empresas também foram autuadas pelo Procon, com multas que totalizam mais de R$ 10 milhões

Da redação
Publicado em 22/04/2022, às 10h04 - Atualizado às 11h57

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EDP São Paulo Distribuição de Energia S.A (Bandeirantes) recebeu multa de mais de R$ 8,7 milhões por inúmeras quedas de energia e por não ressarcir os consumidores que tiveram seus aparelhos eletrônicos queimados Procon de São Sebastião multa EDP São Paulo - Foto: Prefeitura de São Sebastião
EDP São Paulo Distribuição de Energia S.A (Bandeirantes) recebeu multa de mais de R$ 8,7 milhões por inúmeras quedas de energia e por não ressarcir os consumidores que tiveram seus aparelhos eletrônicos queimados Procon de São Sebastião multa EDP São Paulo - Foto: Prefeitura de São Sebastião

O Procon de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, aplicou multa na empresa EDP São Paulo no valor de R$ 8,7 milhões pelo não ressarcimento de prejuízos causados por quedas de energia na cidade.

Outras empresas também foram autuadas pelo Procon, com multas que totalizam mais de R$ 10 milhões. Esse total foi alcançado por meio de fiscalizações realizadas durantes os anos de 2020 e 2021.  

De acordo com relatório do órgão, a EDP São Paulo Distribuição de Energia S.A (Bandeirantes) foi multado por inúmeras quedas de energia e não ressarcir os consumidores que tiveram seus aparelhos eletrônicos queimados e pelo fato da empresa não explicar ao Procon os motivos das quedas de energia.

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O Procon já notificou a EDP, em 2022, novamente, para prestar esclarecimentos sobre as frequentes e recentes quedas, sob pena da aplicação de novas multas. O órgão quer informações sobre queda de energia, períodos das ocorrências, quantidade, bairros prejudicados, o que está sendo feito para melhorar a qualidade do serviço prestado.

Segundo a prefeitura, há mais de 40 casos de consumidores que tiveram seus eletrodomésticos queimados por conta de quedas de energia elétrica não foram ressarcidos pela EDP.

De acordo com a administração, segundo o artigo 22 e parágrafo único do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), as concessionárias são obrigadas a fornecer serviços eficientes e seguros e, no caso do não cumprimento, a reparar os danos causados.

Além disso, sete supermercados foram autuados em mais de R$1,5 milhão por prática de preços abusivos na pandemia e falta de informações ao órgão.

A FASS (Universidade Cruzeiro do Sul) também foi autuada em mais de R$ 60 mil por não prestar informações sobre as reclamações dos alunos durante a pandemia. Comércios, como farmácias e lojas receberam autuações do Procon. 

Serviço

O Procon atende dentro do Agiliza São Sebastião, na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, 335, centro, das 9h às 16h30. Denúncias podem ser feitas pelo telefone: 12 3892 1639.

O Procon também atende o público da Costa Sul, na Regional de Boiçucanga. (Avenida Walkir Vergani, nº 36). O telefone é: 3865 1549.

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