Por Eliana Cirqueira
O atual prefeito de São Sebastião e candidato à reeleição, Ernane Primazzi (PSC), conta com a preferência do eleitorado para o pleito de outubro deste ano no município. São 31,8% de intenções de votos para Ernane (vide gráficos), na modalidade espontânea, contra 26,9% do 2º colocado, o ex-prefeito Juan Garcia (PMDB). Os dados fazem parte de pesquisa eleitoral realizada nos dias 25 e 26 deste mês, pela empresa Perfil Pesquisas de Opinião Pública e Consultoria Ltda.. A amostragem é a 1ª da cidade registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de SP), sob o número 00161/2012. Ela foi encomendada pelo JCN (Jornal Costa Norte) e a margem de erro é de 2% a 3% para mais ou menos.
Ainda na modalidade espontânea, o candidato Felipe Augusto (PSDB) aparece na 3ª colocação, com 9% de preferência de votos. Fernando Puga (PT) está em 4º lugar, com 2%, e o candidato João Amorim (PSOL) não aparece nessas intenções de votos. Entre os entrevistados, 28,9% não sabem dizer em quem irão votar para prefeito nessas eleições e 1,5% de eleitores citaram outros nomes.
População
Com o total de 73.942 habitantes, conforme Censo 2010 do IBGE, sendo 55.968 deles eleitores, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a pesquisa ouviu 402 pessoas de 24 bairros, divididos em 06 áreas. Destes, 50,2% são mulheres e 49,8% homens. A amostragem também contabiliza a porcentagem dos entrevistados por idade, grau de instrução e renda familiar.
Estimulada
Já na modalidade estimulada (na qual o entrevistador apresenta cartão com os nomes dos candidatos), a disputa ao Executivo de São Sebastião está mais apertada. A pesquisa mostra que Ernane se mantém com a preferência na intenção de votos dos eleitores, com 33,3%. Dr. Juan aparece com 31,8%.
O candidato tucano Felipe Augusto está na 3ª colocação, com 16,9%; seguido de Fernando Puga, com 2%, e João Amorim (PSOL), com 1,5%. Já 14,4% dos eleitores não sabem dizer em quem votar.
Rejeição
A pesquisa também avaliou a rejeição dos 05 candidatos a prefeito. Nessa modalidade, o ex-prefeito Dr. Juan aparece com o maior índice de rejeição, com 15,9%. João Amorim tem 14,4%, e Felipe Augusto e Ernane, apresentam 9,5% e 8,5%, respectivamente. Fernando Puga aparecea com 7,5%. Entre os que não sabem dizer estão 44,3% dos eleitores.
Chapa
Considerando a composição por chapa, ou seja, prefeito e vice, a pesquisa aponta os seguintes números: Ernane e Wagner Teixeira (PV), com 37,3% de preferência do eleitorado; Dr. Juan e Professora Raquel (PTB) com 32,3%; Felipe Augusto e PH (PDT) com 14,9%; Fernando Puga e Bete Aquino (PT), com 2%; e João Amorim e Rita de Cássia (PSOL), com 1,5%. Entre os que não sabem dizer estão 11,9% dos eleitores.
Comentários