FLAGRA NO PORTO

Moradores denunciam suposto despejo de esgoto no mar em São Sebastião: "Mó fedor"

Pescadores filmaram grande volume de água escura despejada a céu aberto no Porto de São Sebastião

Da redação
Publicado em 29/01/2022, às 18h30 - Atualizado às 20h33

FacebookTwitterWhatsApp
Esgoto em São Sebastião - Reprodução/Tamoios News
Esgoto em São Sebastião - Reprodução/Tamoios News

Pescadores que passavam pelo Porto de São Sebastião flagraram o despejo de uma água escura em grande volume e velocidade no mar. No vídeo, um deles descreve a situação: "fedor", relatou um deles, insinuando um possível descarte de esgoto.

A área em questão faz parte do Porto Organizado de São Sebastião, mas o descarte não se tratada de esgoto e, sim, de água de dragagem.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CNlitoralconectado2

E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

A técnica de dragagem consiste na limpeza, desassoreamento, alargamento, desobstrução, remoção, derrocamento ou escavação de material do fundo de rios, lagoas, mares, baías e canais.

O processo trabalha a remoção de uma camada superficial de sedimento contaminado por compostos orgânicos e inorgânicos, sem que haja a ressuspensão destes contaminantes.

Vídeo:

A Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), responsável pela administração do porto, informou que foi realizada a amostragem da água que está dentro do dique. O objetivo é avaliar a sua qualidade, mas os resultados ainda não estão disponíveis.

As amostragem fazem parte do monitoramento ambiental da dragagem de manutenção e vão ocorrer a cada 20 dias.

Em nota, o presidente da CDSS, responsável pela administração do porto, Paulo Tsutomu Oda, afirmou que a dragagem foi necessária pois, em uma região mais baixa, havia acúmulo de água e sedimento.

Leia a nota na íntegra:

Em atenção às solicitações de esclarecimento sobre o lançamento de água na lateral do dique da Baía do Araçá, queremos informar que este material começou a se deslocar para o meio deste dique onde existe uma região mais baixa, acumulando água e sedimento.

Como o dique é feito de rocha, este material está sendo filtrado entre o enrocamento acumulando na parede do Porto e se deslocando para os dois pontos como aparecem no vídeo enviado por este grupo.

Para segurar todo o sedimento depositado, estamos reforçando o dique interno com material granular e construindo diques dentro da área de despejo com a finalidade de que o material dragado faça maior percurso de filtragem só retornando água limpa para o mar.

Destacamos que hoje foi realizada amostragem da água que está dentro do dique, com o intuito de avaliar a sua qualidade. Essa amostragem e outras, que ocorrerão a cada 20 dias, fazem parte do monitoramento ambiental da dragagem de manutenção. 

Agradecemos a intervenção da Comunidade do Araçá neste episódio e nos colocamos à disposição para  os esclarecimentos necessários.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!