RECONHECIMENTO MUNDIAL

Morador de São Sebastião tem documentário premiado no Festival de Cannes

Cineasta nasceu na antiga Iugoslávia, hoje Sérvia, mas mora há mais de 25 anos no Brasil; o longa-metragem retrata a vida de um artista plástico

Estéfani Braz
Publicado em 30/05/2024, às 20h15 - Atualizado às 21h37

FacebookTwitterWhatsApp
Documentário 'Marcos, Força de Vontade', do cineasta Zoran Djordjevic, retrata a vida do artista plástico Marcos Santos - Divulgação
Documentário 'Marcos, Força de Vontade', do cineasta Zoran Djordjevic, retrata a vida do artista plástico Marcos Santos - Divulgação

O documentário Marcos, Força de Vontade, do cineasta Zoran Djordjevic, morador de São Sebastião, no litoral norte, foi premiado no Festival Internacional de Du Film Entre Deux Cannes 2024, em Cannes, na França. O cineasta também dirigiu, roteirizou e editou o longa-metragem de 93 minutos de duração.

O filme retrata a vida do artista plástico Marcos Santos, de 52 anos, da cidade São José dos Campos, no interior de São Paulo. Ele teve paralisia cerebral ao nascer, o que comprometeu os movimentos dos braços, das mãos, além da fala. O artista utiliza o pé esquerdo para compor suas obras, figurativas e abstratas. Durante 27 anos, foi acompanhado, em alguns momentos, pelas câmeras do cineasta. 

Faça parte do nosso canal, acesse aqui.

Os dois se conheceram em 1996, na Fundação Cultural de São José dos Campos e, desde então, Djordjevic começou a fazer as filmagens.  Ele diz: “Força de vontade é um documentário time-lapse sobre este artista extraordinário. A força de vontade do Marcos é uma das coisas mais bonitas que eu encontrei na minha vida. Para ele não existe obstáculo”.

Antes do longa-metragem premiado em Cannes, outros dois curtas foram produzidos por Zoran Djordjevic: 'Autorretrato', com Marcos Santos, em 2020, e 'Muros da Vida', em 2021. O cineasta coleciona a participação em mais de 70 festivais nacionais e internacionais, com mais de 20 prêmios. 

prêmio
Prêmio recebido por Zoran Djordjevic no Festival de Cannes, na França - Divulgação

A premiação em Cannes ocorreu na semana passada. A categoria do prêmio foi Êtres Singuliers, Humanité Plurielle (Seres Singulares, Humanidade Plural), com o reconhecimento, no The Public Prize (prêmio do público), de George Lautner by Entre Deux…Cannes, em homenagem ao cineasta e roteirista francês Georges Lautner, falecido aos 87 anos, em 2013. Ele era reconhecido por suas comédias criadas em colaboração com o roteirista Michel Audiard.  

Zoran Djordjevic

O cineasta Zoran Djordjevic nasceu na antiga Iugoslávia, atual Sérvia. Formou-se na FAMU, em cinema e TV, em Praga, na República Checa. Também é pós-graduado em filme documentário. Zoran chegou ao Brasil há mais de 25 anos e, atualmente, reside na cidade de São Sebastião, no litoral norte.

O Festival de Cannes, na França, é um evento realizado anualmente, para celebrar o cinema, e reúne cineastas, atores, produtores, distribuidores, críticos e cinéfilos do mundo todo. É considerada uma das competições mais prestigiadas e reconhecidas do mundo. 

Estéfani Braz

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!