Monitores ambientais e vigilantes do Núcleo São Sebastião do PESM (Parque Estadual da Serra do Mar) surpreenderam 12 pessoas na tarde desta quinta-feira (28), que montaram acampamento na Praia Brava de Boiçucanga, na região sul. A praia é um dos pontos em que o PESM atinge a cota 0 no município e por isso, não pode ser utilizada para fins de acampamento.
Os turistas, vindos de Guarujá, não ofereceram resistência e afirmaram desconhecer as normas do Parque, apesar das placas explicativas instaladas nas trilhas e na praia.
Bioma
A Praia Brava foi inclusa dentro da área de parque em 2010, por ser um dos últimos corredores biológicos do município, que liga o costão rochoso à escarpa, no alto da Serra do Mar. O acampamento no local é proibido, para evitar interferências e poluição neste bioma.
Descarte de lixo, falta de infra-estrutura sanitária, fogueiras, ruídos e corte de vegetação são alguns dos problemas que podem interferir no bioma local.
Motosserra
Outra ocorrência registrada esta semana em Boiçucanga foi a apreensão de uma motosserra. Em patrulhamento de rotina em Paúba, também na Costa Sul, vigilantes encontraram um homem em atitude suspeita. Ao interrogá-lo, perceberam presença de pó de serra em sua roupa e encontraram uma embalagem de óleo dois tempos na mochila.
Corte
O homem confessou o crime ambiental e foi encaminhado, com o apoio da Polícia Ambiental, para a Delegacia. Na mata, foi encontrada a motosserra escondida e constatado o corte de uma árvore. A licença da motoserra, emitida pelo Ibama, estava vencida e foi caçada.
Comentários