Uma baleia da espécie Franca (Eubalaena australis), junto com seu filhote, foi avistada no canto direito da praia de Maresias, Costa Sul de São Sebastião, a 100m da arrebentação, na manhã desta quinta-feira (29). A baleia mãe, com aproximadamente 10m, e pesando cerca de 6 toneladas, escolheu o local para amamentar o filhote e prosseguiu viagem mar a fora, no sentido Ilhabela. A equipe da Defesa Civil sebastianense esteve presente no local e monitorou o trajeto dos animais.
Em Bertioga Até a semana passada, a mesma espécie, com tamanho entre 15 a 17m e pesando cerca de 20 toneladas, também com um filhote, de 5 a 7m e com 7 toneladas, foi vista por diversas vezes nas praias de Bertioga. Moradores e turistas não se cansaram de contemplar e fotografar a espécie. Dias depois, a baleia e o filhote apareceram em Praia Grande. A veterinária Andréa Maranho, do Gremar (Grupo de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos), com sede em Guarujá, verifica agora, por meio de fotografias, se são os mesmos animais que estão descendo a costa.
Refúgio De acordo com o assessor da Defesa Civil sebastianense, Carlos Eduardo Santos, que permaneceu a manhã toda no local, esse é o 4º ano consecutivo que animais desta espécie são encontrados na região. “Acreditamos que esteja utilizando as praias da Costa Sul como refúgio”. Segundo informou, os principais motivos pela frequente aparição das baleias são as condições de mar calmo e tranquilo, propiciando a amamentação do filhote.
Alerta Santos acrescentou ainda que não se deve chegar próximo às baleias com qualquer tipo de embarcação motorizada, pois o barulho dos motores assusta o animal e podem afugentá-lo. Ele também alertou sobre as tentativas de aproximação com intenção de tocar ou fotografar o animal, pois apesar de serem dóceis, ao proteger seus filhotes, as baleias podem se tornar perigosas.
Comentários