Leco Salazar sagra-se campeão mundial do SUP

Costa Norte
Publicado em 27/10/2011, às 11h01 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h25

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

O AlmaSurf Mormaii International Stand Up World Tour 2011, etapa válida pelo campeonato mundial de stand up paddle (SUP) Wave, agitou a praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, durante 3 dias de evento. No 1º dia, no sábado passado (22), 16 atletas brasileiros disputaram as baterias de triagem em busca de vagas para a competição principal (AlmaSurf). Ondas de quase 1m na série e um vento terral soprando forte propiciaram boas condições aos atletas que disputavam as baterias. Com um belo dia de sol e praia cheia, o público vibrou e acompanhou de perto o desempenho dos melhores atletas do mundo do SUP.

Classificações Ao término do 1º dia, 8 atletas foram classificados: Jefferson Comaru, André Magoo Minatto, Erik Miyakawa, Michel Jonas, Patrick do Prado, Wallace Moris, Yuri Daberkow e Leo Viana. Já no domingo (23), 32 competidores disputaram nas águas geladas as 8 baterias do dia. Com 4 competidores em cada bateria, apenas os 2 melhores de cada uma se classificou para a próxima fase, enquanto os outros 2 faziam a repescagem. A repescagem deu oportunidade para dois atletas de cada uma das 4 baterias avançarem para a 3ª fase, realizada no final da tarde com 8 baterias e 3 atletas. Dois competidores de cada bateria avançaram para as quartas de final. Resultados Nesta segunda-feira (24), a etapa brasileira do mundial terminou com vitória acirrada do campeão brasileiro Leco Salazar. Também em dia de sol forte e fracas ondas de até ¹/²m de altura, Leco Salazar fez a festa na badalada Maresias e comemorou a conquista da etapa brasileira do Stand Up World Tour. Ele passou por Antoine Delpero e Alemão de Maresias nas quartas de final; derrotou Carlos Bahia e Ian Vaz nas semis e passou por Luis Saraiva, Renato Wanderley e Kai Lenny na final, para levar para casa os US$ 3 mil de premiação oferecidos para o 1º lugar. Em 2º ficou o havaiano Kai Lenny, em 3º Renato Wanderley e em 4º, Luis Saraiva.

Feminina Também na segunda (24), antes da final masculina, foi dada continuidade à competição entre as mulheres, que pela 1ª vez participaram do Stand Up World Tour. Apenas 6 das 10 se classificaram para a final e quem levou a melhor foi a paulistana Nicole Pacelli. Consciência ambiental Mudas de palmito Juçara e demais espécies nativas da Mata Atlântica foram distribuídas ao público que prestigiou o evento, e todos os resíduos produzidos durante o evento foram destinados para reciclagem. O campeonato teve apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Liga Nacional de Esportes de Aventura e do Governo do Estado. Neste fim de semana A clínica de stand up paddle continua neste final de semana (29 e 30), na mesma estrutura do evento. Instrutores e surfistas profissionais locais ministrarão as aulas aos interessados, no período da manhã e da tarde.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!