Hospital das Clínicas implantará o ‘Mãe Canguru’, em São Sebastião


Costa Norte
Publicado em 05/05/2012, às 04h33 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h40

FacebookTwitterWhatsApp

Costa Norte
Costa Norte

O Hospital das Clínicas de São Sebastião realizou uma reunião na tarde desta quarta-feira (02), com a equipe que fará parte do projeto ‘Mãe Canguru’. A ação teve por objetivo estabelecer as diretrizes do método, que será brevemente implantado na cidade. O ‘Mãe Canguru’ é um tipo de assistência neonatal que implica em contato pele a pele precoce entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso. De acordo com a diretora de enfermagem do complexo, Maria do Carmo Almendagna Gomes, o método traz muitos benefícios para o bebê prematuro. “Ele veio para melhorar muito, pois o bebê consegue ganhar peso e consequentemente diminui o tempo de internação”, explicou a diretora.

Capacitação A ideia surgiu após as enfermeiras Tatiana Santana e Celina da Silva, terem participado de uma capacitação de uma semana em Itapecerica da Serra (SP). Na próxima etapa, conforme a prefeitura, elas montarão um cronograma e passarão para todos os enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem.

Única A diretora ressaltou ainda o esforço da Administração na implantação do projeto. “Atualmente, São Sebastião é a única cidade do Litoral Norte a utilizar o método. A prefeitura deu um apoio enorme, custeou a capacitação das enfermeiras e está investindo também na formação de uma equipe de qualidade para melhor atender os munícipes”, esclareceu Maria do Carmo.

O método A posição canguru foi idealizada na Colômbia em 1979 e consiste em manter o recém-nascido de baixo peso ligeiramente vestido na posição vertical contra o peito do adulto. Reconhecida pelo Ministério da Saúde como política fundamental de atenção ao recém-nascido prematuro, o método foi instituído no Brasil em 2002. Só são considerados como método Canguru, os sistemas que permitam o contato precoce, realizado de maneira orientada, por livre escolha da família, de forma crescente, segura e acompanhado de suporte assistencial por uma equipe de saúde adequadamente treinada.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!