A partir de 1º de dezembro, o HCSS (Hospital de Clínicas de São Sebastião), em continuidade ao projeto de humanização de todo o complexo de saúde, ampliará o horário de visitas aos pacientes internados. As visitas, que até o final deste mês acontecem entre 15h e 17h, passarão a ser das 10h às 20h e sem limite de tempo de permanência, entretanto, só poderá ter acesso ao paciente uma pessoa por vez, com exceção de crianças menores de 12 anos, as quais precisarão estar acompanhadas de um responsável. Denominado ‘Sistema de Visita Aberta’, o programa é um dispositivo da Política Nacional de Humanização que amplia o acesso dos visitantes às unidades de internação para garantir o elo entre o paciente, sua família e amigos, ou seja, sua rede social e os serviços da rede de saúde. O acompanhante representa a rede social da pessoa internada e está com ela durante toda sua permanência nos ambientes de assistência a saúde.
Elo Estudos comprovam que as visitas hospitalares e a permanência de acompanhantes fazem bem à saúde do paciente, pois a presença, o afeto e a atenção familiar ou amiga colaboram muito na reabilitação, assim como na continuação dos cuidados pós-alta hospitalar, muitas vezes orientado durante os momentos de convivência ainda na fase de internação. Outro fator importante, de acordo com a Administração do hospital, sobre a presença de um visitante no ambiente hospitalar é a possibilidade que a equipe de saúde tem de captar dados do contexto de vida do paciente e do momento existencial por ele vivido, possibilitando um diagnóstico abrangente.
Planejamento A unidade hospitalar afirmou que para ampliar a visitação, passou por diversas etapas, entre elas, conheceu experiências de outras unidades hospitalares que já implantaram este dispositivo, e os dados referentes aos dias de internação, infecção hospitalar, satisfação dos usuários e trabalhadores, entre outras. O HCSS informou ainda que durante todo este mês, a sua equipe estará envolvida em uma nova fase desse processo, a de informar e orientar a comunidade sobre todos os detalhes que envolvem essa mudança, a fim de ocorrer de forma tranquila e colaborar para o sucesso do programa.
Visitas passarão a ser das 10h às 20h, sem limite de permanência
Comentários