PREVENÇÃO

Gestantes têm agora opção de DIU após parto em São Sebastião (SP)

Contraceptivo também pode ser implantado nas Unidade de Saúde da Família (USF)

Da redação
Publicado em 02/11/2021, às 09h55 - Atualizado às 10h19

FacebookTwitterWhatsApp
Entrada da maternidade em São Sebastião (SP) Gestantes que dão à luz tem opção de colocação de DIU após o parto em São Sebastião (SP) - Foto: Prefeitura de São Sebastião
Entrada da maternidade em São Sebastião (SP) Gestantes que dão à luz tem opção de colocação de DIU após o parto em São Sebastião (SP) - Foto: Prefeitura de São Sebastião

As gestantes que dão à luz em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, têm agora a opção da colocação do contraceptivo Dispositivo Intrauterino, o DIU, após o parto.

O serviço de saúde da cidade oferece o serviço na maternidade local.

De acordo com a prefeitura, o método é seguro para evitar, em longo prazo, uma gravidez não planejada. O procedimento poderá ser feito tanto após partos normais quanto cesarianas.

Para receber o benefício, a gestante deverá manifestar o desejo de realizar o procedimento durante as consultas de pré-natal na rede pública ou ao dar entrada na maternidade.

O município disponibiliza o DIU de cobre com validade de 10 anos. Pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo, sem a necessidade da intervenção diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade futura.

A oferta na maternidade é uma estratégia complementar às ações de saúde reprodutiva da Atenção Básica e tem o intuito de ampliar o acesso das mulheres aos métodos contraceptivos e, consequentemente, à estratégia de planejamento familiar.

A solicitação e implantação do DIU pode ser feita, também, em Unidades de Saúde da Família (USF). Para isso, basta que a mulher solicite durante consulta médica para dar início aos protocolos.  

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!