ABUSO DE PODER

Funcionários de empresa terceirizada da prefeitura de São Sebastião são obrigados a ir em comício

Funcionária da empresa Milclean afirma que colaboradores receberam mensagem para “reunião geral”, mas na verdade foram a um comício ouvir o prefeito da cidade pedir voto. Na semana passada, outra denúncia diz que funcionários da prefeitura de São Sebastião fazem campanha eleitoral durante expediente

Da redação
Publicado em 28/09/2022, às 10h20 - Atualizado às 11h59

FacebookTwitterWhatsApp
Enganados por uma convocação que seria para uma reunião geral. funcionários da Milclean tiveram que comparecer a um comício promovido pelo prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto Funcionários de empresa terceirizada da prefeitura de São Sebastião são obr - Foto: Divulgação/Redes Sociais
Enganados por uma convocação que seria para uma reunião geral. funcionários da Milclean tiveram que comparecer a um comício promovido pelo prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto Funcionários de empresa terceirizada da prefeitura de São Sebastião são obr - Foto: Divulgação/Redes Sociais

Mais uma denúncia de abuso de poder ocorreu em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, às vésperas das eleições no próximo domingo (2).

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Desta vez, uma funcionária de uma empresa terceirizada da prefeitura disse que os colaboradores foram obrigados a comparecer a um comício, na última quinta-feira (22), em que o prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB), pedia votos para os seus candidatos.

Trata-se da empresa Milclean – uma terceirizada da prefeitura de São Sebastião contratada para limpeza das escolas municipais.

De acordo com a funcionária, os colaboradores foram convocados para uma "reunião geral". O aviso chegou via WhatsApp e dizia que o comparecimento era obrigatório. Na mensagem, a direção das escolas seria avisada para liberarem os funcionários às 17h, quase duas horas antes do término do expediente.

Dois ônibus da empresa que faz o transporte universitário em São Sebastião foram fretados para levar os funcionários ao local, que não foi informado na mensagem.

Os colaboradores foram levados para o galpão que está servindo de comitê eleitoral dos candidatos apoiados pelo prefeito Felipe Augusto, no bairro Porto Grande.

Foi quando os funcionários descobriram que a reunião da empresa, na verdade, era um comício.

Eles tiveram que assistir aos discursos do prefeito e de outros membros do governo pedindo votos para candidatos.

A denúncia foi publicada pelo jornalista Helton Romano.

“Depois de um dia de trabalho, a gente tem que sair às pressas para ir ao centro da cidade, achando que haveria uma reunião da empresa, mas fomos levadas para um comício”, relatou uma funcionária ao jornalista.

O portal Costa Norte procurou a empresa Milclean para um posicionamento oficial, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.

Outros casos

Já existe uma denúncia protocolada no cartório eleitoral afirmando que funcionários da prefeitura de São Sebastião fazem campanha eleitoral na cidade durante expediente de trabalho.

O denunciante é um candidato a deputado estadual. Ele acusa o concorrente Antônio Carlos, ex-prefeito de Caraguatatuba, de ter utilizado pelo menos sete funcionários numa caminhada na manhã do dia 13 de setembro.

Quem lidera a campanha de Antônio Carlos é sua filha, Michelli Veneziani. Ao lado de funcionários da prefeitura de São Sebastião, ela percorreria ruas do município distribuindo santinhos e pedindo voto durante o horário de expediente.

Os últimos registros foram em Boiçucanga, Cambury e Maresias, na costa sul, além de bairros da região central e costa norte.

Os funcionários são ocupantes de cargos comissionados, como a secretária-executiva do gabinete do prefeito, secretário adjunto, diretor, chefe de divisão e assessores. A remuneração varia entre R$ 4,5 mil e R$ 13 mil.

Outra denúncia diz respeito à visita do prefeito Felipe Augusto (PSDB) ao pátio da empresa responsável pela coleta de lixo no dia 15 de setembro.

Leia os destaques jornalísticos do dia ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Acompanhado de um deputado, que concorre para federal, Felipe fez um discurso e os trabalhadores pararam o trabalho para ouvi-lo.

No dia 21, o prefeito visitou a garagem da empresa de ônibus da cidade e mandou reunir os funcionários para pedir voto e distribuir santinhos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!